(In)tranquilidade

Estar em casa nunca foi um sacrifício, passar muito tempo em casa foi sempre uma feliz opção. Se assim não fosse, jamais conseguiria ter tempo para me dedicar aos trabalhos artesanais, com uma vida profissional e familiar recheada de compromissos. 
No entanto, desta vez a razão da estadia é séria, preocupante, desassossegadora e angustiante, porque temo o desconhecido, o invisível, o imprevisto e mesmo sem querer, assumo o medo da enfermidade que se não me derruba pode derrubar os que me são queridos.  
Queria dizer-vos que não estou particularmente feliz, que estou preocupada, inquieta, mas não desesperada. Manter as mãos e a mente ocupadas é a terapia, é o que me tranquiliza. 
Hesitei antes de escrever isto e hesitei se havia de publicar o que tenho feito.
No meio do trabalho profissional - não estou de férias - deverei continuar a arranjar tempo e disposição para partilhar os trabalhos que vou fazendo? 
Sim! Se, com isso, contribuir para aumentar o vosso balão de oxigénio.

Vamos, então, ao que interessa!
Na senda do aproveitamento de retalhos, fiz mais um grupo de pegas e luva para abrilhantar uma cozinha em tons de amarelo.







E fiz um par de estojos para presentear crianças, meninos. Já aqui tinha dito que gosto de mimar os meus alunos, quando lhes noto empenho, esforço, educação...



31 comentários:

  1. Manter_se ocupada com tão bela e útil criatividade ajuda a "matar" o tempo com prazer!!! Gosto muito das peças... Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual, Gracinha. Obrigada pela carinhosa visita!

      Eliminar
  2. Que bom, que lindo e que sorte tem quem sabe fazer algo com que ocupar as mãos e a mente! Adoro tudo. Beijinho do tamanho do mundo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida menina, é uma alegria ter-te por cá. Fico muito contente por teres gostado!

      Eliminar
  3. Que perfeição e beleza ... uma verdadeira artista.
    Quando for grande também hei-de fazer umas peças costuradas como estas!

    Estar ocupada com o que nos dá prazer é uma terapia, mesmo, seja em casa ou noutro lugar.
    Esta fase vai passar e acho que vai ser mais cedo do que pensamos. Não percamos a esperança. As crises fortalecem-nos.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria José, oxalá tenha razão, mas estou apreensiva. Obrigada pelas palavras de conforto. Fico muito contente por ter gostado das minhas pecinhas!

      Eliminar
  4. Trabalhos lindos como sempre! Você está certíssima, devemos obedecer às recomendações das autoridades sem pânico e ocupar nossas mentes e nossas mãos. Ficar angustiada não ajuda. Beijos, querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dorinha, obrigada, querida amiga, fico muito contente por teres passado e por teres deixado uma palavrinha!

      Eliminar
  5. Querida Lete: são tempos de desassossego mesmo, mas penso que fizeste muito bem em partilhar os teus lindos trabalhos. Apesar de não estarmos de férias, o facto de estarmos em casa de maneira "forçada" também não é muito agradável. Por isso, há que manter as mãos ocupadas. É o que nos anima, não é amiga?
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, querida amiga.
      Obrigada pela carinhosa visita, é uma alegria ver-te por cá!

      Eliminar
  6. Sempre interessantes os seus trabalhos. Se lhe for possível partilhe. Dá para distrair os olhos e alegrar o coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Gui, fico muito feliz com a visita e com as carinhosas palavras!

      Eliminar
  7. Querida Lete, Claro que fizeste muito bem em partilhar os teus trabalhos. Todos muito bonitos. Pelo menos alegra o olho.
    Claro que estamos todos preocupados, mas fazer o quê? Apenas ter força e coragem. Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Montana, coragem e esperança de que tudo não passará de um grande pesadelo.
      Obrigada pela carinhosa visita, fico muito feliz por continuares a gostar das minhas pecinhas!

      Eliminar
  8. Querida Lete, correndo o risco de me repetir, reafirmo que os teus trabalhos são lindíssimos. Além disso, nos tempos conturbados que vivemos, são verdadeira terapia ocupacional.
    Eu não paro. Sem empregada limpo, arrumo, cozinho e passo. Aindatenho um tempinho para tricotar. Hoje decidi não ouvir notícias e garanto-te que foi uma sábia decisão. Estou menos tensa e menos angustiada.
    Um beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fizeste muito bem, Ninita! Por enquanto mantenho-me ocupada com os meus alunos. Por serem pequeninos, estou a fazer vídeos para sentirem a minha presença, para se sentirem acompanhados e ao mesmo tempo estou a sugerir pequenas tarefas a ver se não se esquecem das letras. Custa-me tanto que estejam fechados! Ao serão, ponho as agulhas em ação para desanuviar e vamos ver se no fim de semana vou para a máquina.
      Beijinho muito grande, coragem, e obrigada por estares desse lado!

      Eliminar
  9. Sempre tudo lindo o que você faz com retalhos.
    E aí lembro o muito de retalhos que tenho.
    Mas, minha querida Lete, o calor aqui é tão grande que para mim é impossível sentar numa máquina de costura ou ficar num local que não tenho algum ventilador.
    Estou de quarentena e tentando não pensar no terror que é enfrentar um "inimigo desconhecido".
    Adoro minha casa mas ficar obrigada a não sair é muito chato.
    Bjs,
    Bjs,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lili, para mim é pacífico, já que gosto muito de estar em casa. Além disso tenho andado muito ocupada com os meus alunos (comunicando e enviando trabalhos via e-mail) e continuando os meus serões de tricô. Só o medo do invisível me atormenta. :(
      Beijinho, querida amiga, vamos cuidar de nós!

      Eliminar
  10. Olá Lete, é sempre um prazer vir aqui, por isso espero que continues a mostrar-nos os teus trabalhos... Eu continuo a fazer umas coisitas mas quanto a publicações no blog nada... Não tenho tido nem ânimo nem paciência... até porque estou a trabalhar, o Centro comunitário não pode parar, presta um serviço essencial no momento atual...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a sorte de poder trabalhar em casa (dentro do possível) e sinto-me mais segura assim. Mas, quando tiver de sair para ir às compras, ai... que meeedo. :( Susaninha, coragem e boa sorte é o que mais te desejo. Obrigada pela carinhosa visita!

      Eliminar
  11. Aí está uma atitude correcta Lete, manter a mente ocupada com o que nos enche a alma, por aqui faço o mesmo, não me tem custado nada estar em casa, pois entre limpezas, arrumações e descanso, lá vou fazendo umas coisinhas, assim esquecemos o que se passa e não estamos pregados ao TV a nos deixar deprimidos.
    O meu grupo *agulhas marafafas* está com um projecto entre mãos, estamos a executar toucas em tecido para o nosso hospital, só começamos ontem e este fim de semana vai ser sempre a dar ao pedal.
    Tenho aproveitado também a fazer os vestidinhos para as nossas crianças de África.
    Como vês, enquanto há tecidos as máquinas não param.
    Beijinhos para vocês todos e que este vírus não nos troque as voltas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que seja sempre assim: ocupação e não preocupação, Susaninha. Obrigada pelos carinhos, querida amiga, e parabéns pelas iniciativas solidárias!

      Eliminar
  12. Tenho os mesmos sentimentos que você.
    Por aqui temos feito quarentena e fica o desejo de que tudo passe rápido.
    Lindo o seu trabalho de artesanato.
    Por aqui também fazemos. Não sou muito de costurar à máquina, mas sim, costurar à mão. Estou fazendo fuxicos...
    E também coisas gostosas na cozinha.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, pela carinhosa visita! Espero que todo se resolva sem mais sobressaltos e que todos possam voltar às suas vidas normais. :) Continuação de força e de coragem para vocês!

      Eliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Olá Lete, a verdade é que há uma insegurança que nos desconforta ... espero por dias melhores! como sempre fico encantada com a perfeição e o mimo dos teus trabalhos. beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Nesta momento quanto mais ocupados estivermos melhor....eu confesso que estou assustada...
    Quantos aos trabalhos que acabei de ver são de muito bom gosto, como sempre.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  16. Lete querida, sim, máscara de tecidos funciona.
    Nos Hospitais antes de aparecer as máscaras descartáveis, usávamos de tecidos e eram lavadas depois de usadas..
    Não se se todos os tecidos.
    Veja no Google que o mostram os vários modelos.
    Bjs,

    ResponderEliminar
  17. Olá Lete, olha, não percebo porquê mas ultimamente não apareces no meu feed e hoje então apercebi-me de que deixei passar uns 3 posts. Deve ser algum bug que anda aí...
    Mas sim, acho que continuar a fazer trabalhos e a mostrá-los é uma excelente forma de enfrentarmos isto tudo, e quem está em casa e gosta de ver coisas bonitas e tirar ideias, agradece. Adorei a luva de cozinha em log cabin, estou sempre a dizer que preciso fazer para mim, pois o meu enxoval de cozinha está todo ele muito usado. Se calhar é mesmo isso, aproveitar a quarentena para colocar mãos à obra. Beijinho e vamos esperar que isto passe o mai rápido possível.

    ResponderEliminar
  18. Olá amiga, esses conjuntos são lindos. Gosto muito das cores.
    E esses estojos também são bonitos, os teus alunos são uns sortudos 😘

    ResponderEliminar