Capas

Quando a minha cunhada me pediu que fizesse uma capa para o edredom e para o protetor lateral da cama do meu sobrinho - o bebé mais novo da família - estava longe de imaginar o que me esperava.
Pensei que era um trabalho relativamente pequeno.
Quando me apercebi das dimensões, já me tinha comprometido... sendo que quis levar a tarefa até ao fim.
Tarefa embaraçosa, pelo tamanho de uma das capas que é quase quadrada, com cerca de 145 cm de lado - não disponho de espaço para trabalhar, à vontade, peças com esta dimensão - e que me causou alguma angústia ao verificar que os 4 metros de tecido que tinha comprado, afinal não chegavam para tudo.
Tive de adaptar um terceiro tecido - branco, de pintas pretas - para a parte de trás das peças. :(
Passados que foram os momentos de canseira e de desânimo inicial (confesso) e vendo o trabalho feito, não posso deixar de sentir uma grande satisfação/alegria. Não tanto pelo trabalho em si, acho que está lindo, delicado, mas não apresenta nada de novo, são simples cortes e costuras retas, mas pelo facto de o ter conseguido e pela ideia que me deu e que talvez venha a pôr em prática: fazer uma proteção com retalhos para a minha mesa. Preciso de coragem para os 15300 cm2, no mínimo... :)

Voltando às capas, deixo-vos as fotos que esperam com curiosidade a opinião dos papás do Daniel.












36 comentários:

  1. São lindas!
    Você tem mesmo mãos de fadas para costura. Parabéns!
    Um ótimo fim de semana. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou um trabalho lindo. Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Ficou muito giro, gosto da mistura dos tecidos, não fica tão pesado.
    Umas mãos milagrosas como as tuas não há que ter medo de nada.
    Os Papás claro que vão aprovar, como tudo o que fazes, um encanto.
    Excelente fim de semana.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, obrigada, Gaiata! Que bom ver-te por aqui a encher-me de mimos... :)

      Eliminar
  4. Valeu bem o esforço Lete pois os tecidos que escolheu são lindos e combinou_os num belíssimo projeto!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gostei muito dos elefantezinhos combinados com as bolinhas. Se tivesse sobrado tecido, ainda tinha feito uma necessaire ou uma fronha para o bebé... mas acabou mesmo, eu trouxe o que restava da peça, na altura em que o comprei. Gostei mesmo muito dos elefantes!
      Obrigada, Gracinha, fico muito lisonjeada com os seus carinhos e com a sua doce visita!

      Eliminar
  5. Olá Lete, o trabalho está maravilhoso. A escolha dos tecidos: perfeita!! E quanto ao simples, não é verdade que seja assim tão simples ... :) está tudo muito perfeito, muito direito :) ... é preciso ter mãozinhas ... como diz a minha mãe :) Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, não foi assim tão simples, precisamente pelo tamanho e depois pela necessidade de fazer emendas aqui e acoli para aproveitar ao máximo os tecidos. Também gosto muito da combinação, acho que foi uma ideia feliz que hoje me deixa a sorrir... :)
      Obrigada pela visita e pelos carinhos, fico muito feliz por teres gostado!

      Eliminar
  6. Valeu a pena todo o esforço, ficou um trabalho fantástico, adorei o tecido dos elefantes com as bolinhas, com excelente acabamento como sempre, parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana, ainda bem que gostaste, eu também adorei essa combinação, tem tudo a ver com o bebé fofo e lindo que ele é (tia babada a falar, rs). :)
      Obrigada pela visita e pelos mimos de sempre!

      Eliminar
  7. Olá, De certeza que deu trabalho, mas ficou um trabalho muito lindo e perfeito :-)
    Bom Domingo, bjos doces

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito contente por teres gostado. Obrigada pela visita e pelo carinho!

      Eliminar
  8. Lete, valeu mesmo o esforço, porque resultou maravilhosamente.
    A combinação de tecidos foi muito feliz!
    Tens todos os motivos para te sentires feliz e orgulhosa.
    Quanto às peças de grande dimensão, são realmente um desafio , às vezes desmotivador.
    A ideia da toalha feita com retalhos espevitou-me. Acho que resultará mesmo.
    Bom domingo de muito calor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem te digo o que já "práqui" vai... é quadrados por tudo quando é mesa, móvel, cadeira... com tanto retalho, ainda me vai sair uma manta, rs...
      Obrigada pelas carinhosas palavras, são um grande incentivo à continuidade desta "diversão!" :)

      Eliminar
  9. O esforço compensou, ficou tudo bem bonito. As cores e os tecidos conjugam-se na perfeição, como sempre. Parabéns e bem podes estar orgulhosa de mais esta proeza!
    Beijinhos e bom domingo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanta gentileza, Catarina. :) Obrigada pelos carinhos, fico muito contente por teres gostado!

      Eliminar
  10. Valeu mesmo a pena o esforço, ficou muito bonito. Gosto dos tecidos e sobretudo da maneira como estão combinados.
    Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Isilda, fico muito feliz com os teus carinhos. Volta sempre!

      Eliminar
  11. Lete ficou linda a capa :D
    Acredito que tenha sido "custoso" pelo tamanho, mas está um belo trabalho :) Esse conjunto está lindo :) Gostei muito da combinação das cores :)
    Parabéns, mais uma vez, um belo trabalho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Custoso pela falta de espaço, se tivesse um atelier, seria diferente, por certo, uma maravilha... assim... está feito e eu gostei muito!
      Obrigada, Sandrinha, que bom ver-te por aqui!

      Eliminar
  12. Olá Lete, compreendo a tua apreensão e desânimo inicial, pois eu também tenho muito pouco espaço para costurar (na cozinha, imagina)e já me meti em coisas bem grandes em que inclusive, para alfinetar tive que estender no chão, não sem antes afastar todos os moveis da sala! Gosto muito do trabalho e da combinação dos tecidos, mais uma vez, estás de super parabéns. E apesar das costuras serem retas e simples, como dizes, o fato é que nunca se imagina o trabalho e as horas que estão por trás! beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como dizes, Val, só quem faz peças do género é que valoriza e percebe o esforço e o trabalho que estão por trás. Tirar os móveis da sala? :) Não me dês ideias, rs...
      Obrigada pela gentil visita e pelos carinhos que aqui deixas, sempre!

      Eliminar
  13. Lete, gostei muito da combinação dos tecidos. A capa ficou mesmo bonita.
    Parabéns por mais este trabalho.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Montana, fico muito contente por teres gostado!:)

      Eliminar
  14. Lete, gostei muito da combinação dos tecidos. A capa ficou mesmo bonita.
    Parabéns por mais este trabalho.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Estou maravilhada e já nada me espanta vindo de ti!
    Imagino a trabalheira que te deu. Tenho a certeza que adoraste o desafio que suplantaste com mestria.
    Como sempre, Beleza, perfeição , criatividade e bom gosto de "mãos dadas"

    Beijinhos e os meus sinceros parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de pronto, gostei mais, é certo. Fiquei felicíssima, acho que se nota, rs...
      Agora ando a ver se faço outra peça também grande (para a mesa da sala, onde trabalho), vamos ver se a coragem não me falta. :)
      Obrigada, Elisa, que gentileza, a tua!

      Eliminar
  16. Olá Lete, que "mulher d´armas" que tu és! Se eu com coisinhas me vejo aflita... Bom nem quero imaginar o trabalho que tiveste. Parabéns! Mais uma vez o teu talento e bom gosto deram uma nova vida ao edredom. Lindo, lindo & lindo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Capinha, fico muito feliz ao ver-te por aqui e muito mimada com os teus carinhos. :) Volta sempre, doce amiga!

      Eliminar
  17. ciao, ti seguo come follower se ti fa piacere ti aspetto <3
    http://desiderichic.blogspot.it/
    https://www.facebook.com/atelierdesiderichic/

    ResponderEliminar
  18. Olá, Lete!
    Sinto muitas vezes o mesmo quando faço mantas, pois o acolchoamento exige tempo se for feito à mão e à máquina não o consigo fazer.
    Enfim, o importante é que no final há uma enorme satisfação.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Olá Lete mais uma vez...mãos à obra! A ti nada mete medo! Panos,linhas e agulhas e lá estás tu a inovar! E que maravilha! Ficas com receios mas a verdade é que os resultados são sempre motivo de alegria! Parabéns! Adorei! um abraço com carinho meu e da minha mamã. Beijinho e boas férias!

















    ResponderEliminar
  20. Olá Lete mais uma vez...mãos à obra! A ti nada mete medo! Panos,linhas e agulhas e lá estás tu a inovar! E que maravilha! Ficas com receios mas a verdade é que os resultados são sempre motivo de alegria! Parabéns! Adorei! um abraço com carinho meu e da minha mamã. Beijinho e boas férias!

















    ResponderEliminar