Ai o vício!

Eu sabia que quando o bichinho do tricô se instalasse seria a minha desgraça (qualquer vício por ser vício é sempre ruim, não é?) e quem as paga é este cantinho. 
Sabia que entre sair para fotografar uma peça com o mínimo de preceito e ficar alapadinha... escolheria ficar alapadinha a tricotar. Assim foi, assim tem sido. 
Contrariando esta tendência e para não deixar o blog ao abandono,  lá me decidi a vestir uma saia à pressa que não destoasse demais com as peças a mostrar. Aproveitei o sol e o calor, e num cantinho da zona onde moro, "desfilei" as mais recentes produções. 
O casaco Felix foi tricotado com fio Regia premium alpaca e agulhas de 4 mm. Fio esse comprado para outro projeto que ficou em águas de bacalhau. Gostei tanto da macieza e da delicadeza da lã que rapidamente lhe dei novo destino. Aprecio a simplicidade do casaco, dos botões a lembrar amêndoas da Páscoa e do pormenor rendado do "raglan". Além disso a rapidez com que se tricota torna este projeto ainda mais cobiçoso e apetecível!






O colete é do mesmo modelo que mostrei no post anterior e onde, mais uma vez, usei fios do Aldi. Não é para mim, mas a cachopa não se importa que o experimente. Será usado por cima de camisas, de camisolas finas ou mesmo de t'shirts e ficou um pouco mais comprido do que o meu, a pedido da dona.





O xaile Rosa, foi pensado para aproveitar a lã amarela que tinha comprado para fazer um colete. Entretanto encontrei um algodão amarelo e vou fazer o colete com esse fio, para o verão
As restantes cores do xaile são retalhos. Adoro a barra colorida que arremata, de forma alegre e vistosa, a peça. Estou certa de que acrescentará colorido aos meus "looks" e aos meus dias. 
Gostei tanto deste projeto que estou a pensar repeti-lo com outras lãs desirmanadas que por aqui andam.








Já aqui tinha dito que não pretendo comprar camisolas nem casacos para mim, que esse apetite será canalizado para a compra de lãs e que eu mesma farei as peças. 
Claro que não tenho intenção de encher/abarrotar o armário com peças a mais. Tenho dado algumas, desmanchado outras, e desta forma vou abrindo espaço para novas produções. 
Entretanto espero que este vício abrande porque o conteúdo do blog não está a fazer jus ao nome. Se foi com os bordados e costuras que comecei é nesse registo que quero (que queria) continuar. Veremos!

33 comentários:

  1. Uma pena que o local onde moro raramente posso usar roupas de frio.
    Eu acho lindo seus trabalhos e tenho vontade de poder usa-los.
    Aqui, no ano, faz uns 60 dias de um pouco de frio.
    E aproveito.
    Bj,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, Lili, era uma pena não poder usar roupas de inverno que acho muito mais envolventes e charmosas. Apesar de não gostar do frio, gosto muito mais dos "looks" invernosos. Obrigada pelo carinho, querida amiga!

      Eliminar
  2. Eu gosto muito dos trabalhos feitos à mão :))
    -
    Balancei-me, esquecendo certas agruras

    Votos de uma excelente semana. Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cidália, obrigada, fico muito feliz com a sua presença neste cantinho!

      Eliminar
  3. Já não tenhos dedos para tricotar pois arteroses já "moem" a alma mas ando com vontade de me sacrificar para fazer algo para a neta!!! 💕... Adoro as 3 peças m@s o xaile fez brilhar meu olhar! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho medo que isso me aconteça, ou algo parecido, e deixar de poder tricotar.:(
      Espero que melhore um pouco para fazer os mimos à netinha. Obrigada pelos carinhos, Gracinha!

      Eliminar
    2. Olá Lete a nossa bebé está com 20 meses e acredita que só fiz umas peças quando nasceu!Tem tanta roupa que as amigas da minha filha dão dos seus bebés...que ainda não fiz nada!
      Bj

      Eliminar
    3. A escola na Póvoa de Varzim atualmente é um centro de apoio aos mais velhos pois com os agrupamentos desapareceram a maioria das escolas do primeiro ciclo!bj

      Eliminar
  4. Ahahah! Também cheguei à conclusão que o tricot, quando completamente instalado é um vício poderoso e obriga as outras manualidades a passarem para segundo plano. Está tudo lindo e com muito bom gosto, como sempre. Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela simpática visita, posso dizer então que somos duas felizes viciadinhas!!! Beijinho e até breve linda amiga.

      Eliminar
  5. Recomenda-se e é de louvar este vício.
    Quase todos os dias venho aqui dar uma olhadela e quando tardam as publicações já sei que vem aí "coisa" linda. Foi o caso...Gosto muito do xaile, até porque é amarelo, mas o colete e o casaco fazem um conjunto lindíssimooooo. Perfeição!!
    Continue a fazer o que tanto gosta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agostinha, obrigada, é uma alegria tê-la por cá. Fico tão contente por ter gostado! Volte sempre que puder, fico muito feliz por saber que continua a apreciar as minhas pecinhas. :)

      Eliminar
  6. As roupas são lindas. Belas amostras de tricô. No entanto, pergunto: A uma modelo lindíssima qual a roupa que não lhe fica bem?.
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  7. Aaaaahhhh Lete querida sempre nos apresenta lindas peças e és uma inspiração ❤
    Maravilhoso e lindo o casaco Felix com esse rendado e botões charmosos,e macio!
    O colete encantador!
    AGORA confesso que este chale amarelo com barra colorida conquistou meu ❤
    Perfeição define!

    E simmmmmmm creio que há vícios "do bem" ou simplesmente atendem pelo nome de amor. Amor ao tricô, às linhas, lãs, fios e agulhas ❤

    Aahhhhh eu queria muito que aqui tivesse uma temperatura mais amena, nesses dois primeiros meses Ou chove e causa transtorno ou é um calor insuportável 😕

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luli, obrigada simpática amiga. É um carinho tê-la por cá! Fico muito feliz por continuar a gostar dos meus trabalhinhos!

      Eliminar
  8. Uau, parabéns tudo espetacular. Adoro os seus trabalhos. Lindíssimos.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  9. Ai, a menina (rs) só faz coisas lindas!

    Olá, querida Lete!

    Pronto, agora temos tricô e fazes logo um casaquinho lindo, que até te dá para a Primavera. Aprovadíssimo.
    Estás muito bem nas fotos, aliás como sempre. Tens uma simplicidade com elevação.
    Quando te for possível, aparece, porque tenho novo post.

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ceuzinha, obrigada, fico muito feliz com os teus mimos! Passarei, sim, logo que possa. :)

      Eliminar
  10. Querida Lete, muito me alegro por te ter de volta! E que volta! Carregadinha de coisas lindas, lindas. Adoro esse casaquinho azul, um clássico que jamais passa de moda. Como estás? Espero que continues bem e a salvo do maldito bicho. Por aqui, temos escapado e estamos bem, felizmente. Tenho tricotado umas coisinhas ao serão, principalmente, roupinha de bebé para o neto de uma amiga. Assim me vou entretendo. Um beijinho muito grande e votos de muita saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninita, obrigada, fico muito contente com os teus mimos. Tenho saudades de te ver pela blogosfera. Estamos receosos pois o bicho acabou de entrar na nossa casa (filhota atacada, não admira, já que passa os dias "enfiada" no hospital). Espero que fique por aí, mas não estamos livres apesar de todos, de muitos e muitos cuidados. :(
      Beijinho grande e votos de que tudo continue a correr bem contigo/convosco!

      Eliminar
  11. Olá Lete, gosto sempre de ver as tuas obras, quer sejam em tricot quer bordados e costuras... sempre com muito bom gosto! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Susaninha, ainda bem que gostas das minhas pecinhas e eu gosto muito de ver-te por cá!

      Eliminar
  12. Há vicios que vêm por bem e este é um deles. Se não fosse esse vício não víamos coisas lindas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois... :) Obrigada, minha linda. Tinha saudades tuas, principalmente do teu sentido de humor. Beijinho, tudo a correr bem!

      Eliminar
  13. Trabalhos muito bonitos. Se todos os vícios fossem assim não havia problema.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  14. Olá, Lete!

    Como sempre gostei das três peças mas a que me deixou, de facto, encantada foi o xaile!
    Embora não faça tricô, sei bem do que falas. Estou nessa fase com os fios e os nós. Considero que são ciclos naturais.
    Seja qual for o caminho que seguires, tenho a certeza que será aquele que o teu coração te ditar.

    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
  15. Olá querida Lete. Continuo com o "problema" de não saber quando tens postagens novas, então quando me apercebo que andas desaparecida, é mentira, estás no blogue mas eu não soube! enfim, bugs destas máquinas... Adorei as 3 peças mas o xaile arrebatou o meu coração por 2 razões: adoro xailes, é uma peça que compõe sempre um visual (agrega, acrescenta, percebes o que quero dizer?) e além disso a barra colorida colocou-o logo noutro patamar e aos meus olhos, está perfeito! Beijinho grande, boa semana para ti, e continua com este vício, pois enquanto tricotas estás a fazer algo por ti, pela tua cabeça e isso é fundamental, ainda mais nestes tempos conturbados que vivemos. Vai-se um flagelo vem outro ainda pior! enfim, temos que nos refugiar naquilo que nos faz bem. Vicio só é ruim quando prejudica os outros. Não é o caso. Beijinho grande, boa semana, cheia de cor e inspiração para ti!!

    ResponderEliminar
  16. Todas as peças estão incríveis! E fiquei rendida perante a versatilidade do uso do xaile! Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar
  17. Lete, um vício muito bom. S te dá prazer continua pois são trabalhos maravilhosos. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Esse casaco é lindo Lete :) Gosto tanto dessa cor :)
    E o colete é muito bonito, gosto de tudo ahahaha
    Esse xaile é lindo também, essa combinação de cores fica linda :) E a utilidade dele em várias formas é muito fixe :)
    Parabéns mais uma vez amiga :)

    ResponderEliminar
  19. Em relação ao nome "Borda... linhas" as linhas nunca faltam nas tuas mãos, são é de várias espessuras ahahah

    ResponderEliminar