Meias portuguesas - 1ª parte

Sei que o tempo não lembra e nem deixa apetecer mexer em fios de lã. 
No entanto, numa das semanas anteriores (naquele tempo ainda fresco) apeteceu-me fazer uma meia.
Mas só uma? 
Não, uma a seguir à outra, com a particularidade de fotografar os passinhos da segunda e tentar fazer o tutorial, há tanto prometido.
Como tenho muiiitas fotos para selecionar e reduzir e personalizar e descrever e... vou publicar o tutorial completo em três partes, sendo que está pronto o primeiro andamento. 

E então, apreciam esta ideia? Ou está calor e queremos é sol e praia?

Aproveitem, agora, que estou de maré! :)

As meias prontas!




O tutorial!















44 comentários:

  1. WOW!!!!
    VIVA!!!!
    Eu quero, quero muiiiiito!
    Obrigada! Minha musa inspiradora!
    Beijinhos
    Obrigada, de novo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, olá, ainda bem que te vai dar jeito, Ninita! Tenho a 2ª parte quase pronta, espero consegui-lo, no fim de semana...
      Obrigada pelo entusiasmo e pelo carinho!

      Eliminar
  2. Lindas, adorei. Sempre quis aprender a fazer meias.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, Manuela, fico feliz por poder ajudar-te nesta tarefa, assim o espero. :)
      Obrigada pelo carinho!

      Eliminar
  3. Que maravilha. Quase que apetece voltar aos dias frios.

    A combinação de cores é fabulosa.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente que apetece, Elisa, apesar de também podermos fazer meias de algodão e usar na meia estação. Obrigada pelos elogios!

      Eliminar
  4. Estão tão giras Lete!!
    Parabéns minha querida, sou fã dos teus trabalhos!!
    Obrigada pelas palavras que me deixaste minha querida!!
    Beijinho enorme, tem uma boa semana,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, amiguinha, fico feliz se ajudei de alguma maneira... :)
      Volta sempre!

      Eliminar
  5. Vou guardar esta página para um dia fazer!
    Estão maravilhosas e obrigada pela partilha!
    Bj amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guarda sim, Graça. Com certeza dará mais jeito no tempo frio. Obrigada pelo carinho!

      Eliminar
  6. Mas que lindas Lete :)
    Ainda não sei trico, mas um dia quando me virar para estes lados, venho aqui espreitar, acredito que é uma muito boa ajuda :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de aprender, Sandrinha, tenho a certeza de que conseguirás! Obrigada, menina linda!

      Eliminar
  7. que portento. fico curvada perante tanta mestria. beijinho, Lete.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Mas que lindas e que trabalhão que isso dá.
    Alem de prendada és corajosa!
    Beijinhos minha querida Lete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Maria é preciso alguma dose de coragem e de atrevimento. Não está a ser fácil, principalmente daqui para a frente, mas com muita paciência e persistência hei-de pôr cá para fora os todos os segredos das minhas meias, eh!
      Obrigada, menina linda!

      Eliminar
  9. Boa tarde Lete

    Muito obrigada pela visita. Fui eu que bordei as rosas para oferecer. Adorei bordá-las por não serem umas rosas vulgares, as cores utilizadas eram poucas, o trabalho simples sem contornos e o resultado final ficou giro. Na revista onde tenho o esquema está numa toalha de mesa mas usei-o para um quadro e penso que não ficou mal de todo. Está já nas Caldas da Raínha nas mãos da nova proprietária que fez anos ontem e que o recebeu no próprio dia. Assim é que eu gosto. Tenho projectos de alguns trabalhos para mi mas estou a ver que não me chega o tempo pois já não tenho as mesmas faculdades e os trabalhos cada vez demoram mais a acabar.
    Aproveito uma vez mais para felicitá-la pela perfeição e bom gosto que põe naquilo que faz. Adorei as suas meias. Algo que eu adoraria ter aprendido a fazer pois a minha mãe foi artista noutros tempos. Nunca me ocorreu aprender mas tenho bastante pena pois nem sequer sei começar uma meia.
    Boa semana.

    Isabel Tiago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Isabel, pela visita e pelos carinhos aqui deixados!
      Volte sempre!

      Eliminar
  10. Quero dizer artista a tricotar meias!!!

    Isabel Tiago

    P.S. Tenho uma foto muito gira da minha mãe rodeada pelas irmãs mais novas, com roupas e meias feitas pela minha mãe!!!
    Um dia vou mostrar a dita foto.

    ResponderEliminar
  11. Olá Lete, aqui estou eu na 1ª aula !
    Achei interessante trabalhares no avesso e não no direito, é por gostares mais de trabalhar em liga ? No cós raramente uso agulha mais larga mas a montagem faço-a com 2 agulhas sobrepostas, por exemplo e depois tricoto com a mesma agulha do principio ao fim. O calcanhar é como faço mas a unica diferença é que faço uma espécie de canelado reforçado em que no direito o 1º ponto é passado sem tricotar (como tu fazes) e o seguinte é *meia e depois o seguinte é passado sem trabalhar e volta ao *(tem que acabar sempre com meia). No avesso o primeiro ponto é passado com o fio atrás e é liga até ao fim. faz um calcanhar espesso e com um efeito canelado. A dica da medida do calcanhar é muito util ! Estou curiosa com a volta do calcanhar e as diminuições dos dedos ;o)
    Beijinhos e boa semana e muitos parabéns pelo tutorial, ando à que tempos para fazer um mas nunca consigo fotos que me agradem e que eu ache serem explicitas ;o)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana, trabalho em liga, pois foi assim que aprendi, tal e qual. Também acho que é mais rápido, mas já se sabe, resulta sempre de qualquer maneira desde que nos sintamos à vontade. Também já tinha visto essa traseira do calcanhar, mas acho que não preciso, pois o calcanhar rompe-se sempre na base, por baixo, e não por trás, daí que não tenha sentido necessidade de duplicar os fios. Falo das minhas meias, nos meus pés, pode ser diferente com outros pés, com outras pessoas.
      Adorei o teu comentário, acho que vais perceber direitinho, as partes restantes, espero consegui-lo este fim de semana...
      Beijinho e muito obrigada pelo carinho que aqui deixas e pelas ajudas, também!

      Eliminar
  12. Lete, querida, ai que lindas!!!! amei!!!!! também quero umas para mim.....
    Parabéns, parabéns!
    :-)
    Beijinho com carinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Aninhas! Fico muito feliz por teres gostado e mais ainda pelos carinhos que aqui deixas. Volta sempre!

      Eliminar
  13. Lindas mesmo de verdade! È curioso eu faço as meias pelo direito e faço com 5 agulhas! Vou ficar atenta ao calcanhar.
    BEijinhos da capinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tentei trabalhar com 5 agulhas e custa-me muito mais, é mais confuso e mais moroso, por isso continuarei com estas. Mas é como a gente se habitua, tanto faz ser com 4 como com 5, penso eu.
      Obrigada, Capinha, pela visita e pelo carinho! Fico muito feliz por teres gostado!

      Eliminar
  14. A gratidão é a memória do coração!
    Obrigada querida, pela sua amizade carinhosa, fico feliz
    em saber que em algum lugar desse mundo você existe, e
    agradeço a Deus pela sua atenção sempre presente e amável!
    MUITO BOM GOSTO...AMEI AS CORES!!!!!!!!!!
    Um grande abraço, Marie.

    ResponderEliminar
  15. Muito, muito obrigada! Ha muito que procurava um tutorial destes, agora so me falta a coragem para experimentar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra, obrigada pelo carinho. :) Ficarei muito feliz se conseguir ganhar essa coragem! Força!

      Eliminar
  16. Lindas as meias. Os meus conhecimentos de tricot não são suficientes para uma "empreitada "destas mas certamente tens muitas leitoras para quem este tutorial vai ser uma grande ajuda.
    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim, Montana, é essa a intenção. :)
      Obrigada pelos elogios!

      Eliminar
  17. Lindas as meias. Os meus conhecimentos de tricot não são suficientes para uma "empreitada "destas mas certamente tens muitas leitoras para quem este tutorial vai ser uma grande ajuda.
    Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
  18. Olá Lete:)

    Que meias lindas! Adorava saber fazer mas acho que me confundia toda com tantas agulhas... Mas que adorava saber fazer - isso adorava:)

    Bom domingo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de aprender Fumiguinha, basta querer, não?
      Beijinho e obrigada pelo elogio!

      Eliminar
  19. Olá Lete! Vim retribuir sua visita não conhecia o seu blog! Lete é muito prendada parabéns! Já estou seguindo vou passando para acompanhar seus posts. Que bom o tutorial das meias em tricot, só fiz um pare de meias tive dificuldade na parte do calcanhar, este inverno talvez volte a tricotar meias, obrigada pelo passo a passo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima, sejas bem-vinda a este cantinho! Muito obrigada pelo carinho e se precisares de ajuda para voltares às meias, cá estarei!

      Eliminar
  20. adorei este toturial e gostaria de tentar faze-las,mas nao sei quais sao as las para meias. Quais sao as caracteristicas da la para meias?Obrigado pela imformacao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria, obrigada pela visita e por ter gostado da minha "aula"!
      Em relação ao fio para meias: este é mesmo específico para esse fim, porque é composto maioritariamente por lã, com uma percentagem de fibra (para que a meia fique quente e não se rompa à primeira...), ou seja 75% de lã e 25% de acrílico/poliamida ou nylon. Não consigo encontrar à venda, sem ser online, por isso deixo aqui os sites onde já comprei:
      http://www.arcoirisametro.com/pt/produtos/las-e-fio-para-tricot/regia-4-ply-color-07203/?ref=9801269-07203

      http://www.arcoirisametro.com/pt/produtos/las-e-fio-para-tricot/regia-4-ply-color-4788/?ref=9801269-4788

      http://retrosaria.rosapomar.com/search?q=l%C3%A3+para+meias


      Eliminar
  21. Olá, Lete! Antes de mais parabéns pelo blog e pelos lindos trabalhos. Este tutorial veio mesmo na hora certa pois queria muito tricotar meias e está muito bem explicado. Comecei a 1° parte no sábado e terminei-a hoje, agora vem a parte mais complicada vamos ver como correrá. Grata pela paciência, empenho e generosidade por compartilhar este belo trabalho.

    ResponderEliminar
  22. Olá Lina, obrigada pela visita e pelo carinho. :)
    Fico muito contente por ter começado as suas meias, claro que vai correr bem. Se fizer tudo certinho, com muita atenção, consegue, tenho a certeza.
    De qualquer maneira, se precisar de ajuda, não hesite em perguntar!

    ResponderEliminar