Camisolas "Tentação"

Um dos objetivos do meu tricotar é usar o que tricoto, outro, é deixar de comprar peças, principalmente de malha, outro ainda é gastar fios que tenho. Estou a cumprir! Quer dizer, mais ou menos...
Quando me disponho a comprar fios para completarem os que tenho para fazer determinada peça e quando essa compra é online (como quase sempre), tenho a tentação de comprar mais qualquer coisa (fios, pois!) para ter direito aos portes grátis. Todos sabemos que não há almoços de graça, mas a ideia ingénua de acreditar que algo vai ser de graça agrada-me e, por isso, cedo.

A camisola rosa/laranja foi feita com 3 novelos de 100 g cada, de fio para meias. O rosa, Super Soxx, era um novelo desirmanado que comprei há anos na Buttinette e o laranja, Admiral Ombré, foi comprado na Meraki, para completar uma encomenda (lá está, sem objetivo definido). Quando aproximei os novelos laranja do rosa, os meus olhos sorriram. Não segui nenhuma receita, baseei-me nas camisolas que já tinha feito e adaptei um ponto texturado (copiado do "yoke" da camisola que vem a seguir) para a parte inferior. 





A camisola matizada foi feita com 300 g de fio Malabrigo Caprino. Aquisição que, mais uma vez, completava uma encomenda que evitava portes. Não resisti à composição, merino e caxemira e fiquei curiosíssima por experimentar a novidade. O fio, extremamente macio e sedoso, depressa se transformou na peça mais leve, confortável e suave que tenho no meu armário. O modelo foi adaptado de uma camisola de verão batizada, por aqui, de "camisola relâmpago". 
Nesta adicionei cinco pares de carreiras encurtadas, no fim do "yoke" (ver última foto), para subir o decote na parte de trás. Assenta muito melhor!







E por este andar está o ciclo viciado pelo que se prevê que a saga não tenha mais fim: sobras, compras... compras, sobras... sobras, compras... :)

17 comentários:

  1. Esses pontos são de Tricô. Acho Tricô muito mais bonito que Croché.
    Aprendi os 2, mas não continuei treinando.
    Croché ainda sei fazer pontos simples.
    Gosto de suas fotos na varanda porque vejo um pouco da sua rua.
    beijo,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto de tirar fotos na rua, mas nem sempre me dá jeito sair de casa para isso, então recorro ao que tenho à mão. Obrigada, Lili!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada, Cidália, na verdade são duas camisolas. :)

      Eliminar
  3. Olá, querida Lete!

    Espero que estejas bem de saúde e com pouco trabalho (rs).
    Gostei de todas as camisolas, mas a minha preferida é a segunda. A terceira, que está começada tem uns tons muito elegantes, também.
    Sabes que agora usam o verde alface com o laranja, enfim, deixou de haver harmonia cromática, em minha opinião, mas o clássico voltará.
    Acho k há comentadoras que não abrem o teu post e ficam-se pela primeira camisola. Já reparaste?

    Beijinhos e dias felizes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já reparei e reparei ainda que as pessoas não têm tempo de ler tudo o que escrevo... mas tudo bem, importa a intenção. Obrigada pelos carinhos, fico muito feliz com a simpática visita!

      Eliminar
  4. ... e por este andar acabam_se as sobras da linha e fazes peças lindas e diferentes das que se compram! 👏😘👏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E peças que duram muito mais, minimizando os desperdícios e os resíduos. Obrigada, Gracinha, fico muito feliz com a companhia!

      Eliminar
  5. Olá Lete, adoro o modelo e os tons matizados da segunda! Podes continuar! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Susaninha, gosto muito de ver-te por cá!

      Eliminar
  6. Adoro ambas as camisolas! A primeira tem duas cores que muito aprecio... e este ano, estão em alta...
    A segunda... tem uma matizado sensacional, que a torna perfeita para conjugar com um grande número de tons de saias ou calças...
    Abençoadas sobras, que proporcionam duas belas tentações para se vestirem a toda a hora... e os dias fresquitos, parece que estão de volta! :-))
    Estimo que tenha passado uma Feliz Páscoa, na companhia de todos os seus, Lete! Tenho estado com pouca Net... vieram arranjar o problema, por estes dias... ficou um pouco melhor... mas ainda não creio que esteja a 100%... vamos ver nas próximas semanas...
    Beijinhos! Votos de uma feliz semana... repleta de boas ideias, para projectos tentadores...
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderEliminar
  7. Olá Lete,

    Gosto muito dos teus trabalhos, tanto de tricot como de costura. E as vezes as combinações inesperadas são as que resultam mais originais e diferentes e lindas aos nossos olhos. Gosto bastante de coisas não planeadas, como se confirma pela 1ª camisola, super alegre. Bjinhos mil, espero que a tua Páscoa tenha sido alegre e em Família.

    ResponderEliminar
  8. São lindas as duas camisolas, adorei a combinação de cores da primeira.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Tenho de confessar que sou um admirador incondicional desse lavor de mãos, de que as mulheres são capazes e a que se dedicam de forma tão abençoada.
    Muito bonito e prático.
    Os meus parabéns.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
  10. Aproveitando que passei por aqui, espreitando se alguma novidade me pudesse ter escapado... deixo um beijinho e votos de continuação de um excelente mês de Maio... calculando que super atarefado, quase na fase final de mais um ano escolar...
    Tudo de bom!
    Ana

    ResponderEliminar
  11. Olá. O que se passa? Deixou de publicar? Falta de inspiração? Está doente? Diga algo. Boa noite.

    ResponderEliminar