Costuras e companhia

Tenho estado caladinha, mas nada paradinha, senão vejamos:

Costurei várias bolsas, as duas primeiras com forro impermeável para transporte de tralhas de beleza e as cinco seguintes para guardar agulhas de croché e/ou tralhas de escola (estojos que os meus alunos adoram). Todas com aproveitamento de retalhos.






Ainda de retalhos, fiz mais alguns xuxus. As minhas alunas "ougaram" e por isso ofereci quase todos. Eu também já não os dispenso: trago sempre um na carteira de preferência a combinar com a máscara (coisa dos tempos).



Para aproveitar um pequeno bordado feito há meses (se calhar, anos!), forrei a minha agenda de trabalho escolar. Embeleza qualquer mesa e é muito agradável ao toque.




Costurei ainda quatro estojos para as agulhas de tricô, a pedido da mana tricotadeira.



E por falar em tricô (o melhor fica sempre para o fim!), não podia deixar de falar das duas peças terminadas.

Um colete para a filhota que escolheu a cor e adorou o modelo. Corri a comprá-lo assim que a designer o publicou.
Não é uma peça fácil, tem um ponto fantasia lindo que não consegui decorar e muitos pormenores de construção, mas esta senhora - Isabell Kraemer - explica tão bem e com tanto pormenor que dá gosto seguir passo a passo, linha a linha... 
Sigo as receitas em inglês, porque já me habituei, mas alguns modelos são traduzidos para português. Só vantagens, portanto!
O fio é Opal para meias, usei agulhas de 3,25 mm (à exceção dos revesilhos, onde usei agulhas de 2,5 mm) e dos dois novelos comprados de 100 gr, sobraram-me 30 gr.
As fotos não estão grande coisa, foi o que valeu ter experimentado, já que a dona assim que chegou, logo o levou!




Por último, a camisola para o marido que me andava a moer a moleirinha: quando é que fazes uma "Arne e Carlos" para mim?  Ele associa as camisolas com "Fair Isle" às lindas camisolas que a dupla nórdica Arne & Carlos faz e usa.
Sabendo que a Isabell Kraemer tinha acabado de publicar uma receita de camisola para homem, tinha de aproveitar.
Tricotei o tamanho mais pequeno, S, pela segunda vez. Da primeira comecei com o M e tive que desmanchar. Esqueci-me que os homens alemães são "gigantes" e por isso o modelo veste grande.
Usei fio Regia premium merino e yak para meias, agulhas de 3,5 mm para o corpo e de 3,25 mm para os revesilhos. Gastei 3 novelos de 100 gr, mais 20 gr do 4.º novelo, da cor azul. Gastei muito pouco da cor branca e da cor vermelha (não fiz as contas... perdoem).

Só falta dizer que apesar de morosa, a experiência foi maravilhosa!





E então, valeu ou não valeu a pena a espera? :)

36 comentários:

  1. Querida Lete: claro que valeu a pena para poder apreciar as tuas fabulosas artes. Que trabalhos tão bonitos e delicados. Os estojos são lindos e os xuxus são um encanto. Não admira que as tuas alunas fiquem "malucas" com eles. O colete está lindíssimo , bem como a camisola do marido. Admiro a tua paciência para tricotar com agulhas tão finas.Claro que o resultado é o que podemos ver: uma perfeição.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcinha, obrigada, é uma alegria ter-te por cá. Fico muito contente por continuares a gostar das minhas pecinhas!

      Eliminar
  2. Que coisa boa de ver,Lete! Sempre com mãos de fada! Dá pra entender por que todos gosta,m! beijos, lindo fim de semana,chica

    ResponderEliminar
  3. Trabalhos muito bonitos. Elogio a inspiração e criatividade mentar e manual.
    .
    Um feliz fim de semana
    Abraço poético.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Um trabalho muito interessante! :))

    -
    SINTO FALTA...
    -
    Beijos, e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Tudo que você faz faz bem feito, Lete.
    A sua mistura de retalhos fica além de bonitas, alegre.
    Parabéns!
    Bjs,

    ResponderEliminar
  6. Uau!!! A camisola está espectacular e o colete bem elegante! As peças variadas com retalhos giros merecem o nosso aplauso! Bj

    ResponderEliminar
  7. Olá Lete, o que é que eu posso dizer, que já não tenha dito muitas vezes? Que gosto muito dos teus trabalhos e da perfeição com que fazes tudo a que te propões! acho que também já te tinha dito ... :) beijinhos grandes Lete!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Teresa, repetindo ou não, a mim soa-me sempre a novidade. :) Obrigada pela carinhosa visita, fico muito contente por teres gostado!

      Eliminar
  8. Querida Lete, ainda aqui estou e com saúde. A minha gente vacinada, menos eu que terei que esperar pela minha vez. Sinto-me bastante tranquila, sem contactos para além do círculo familiar. Ocupo as minhas tardes em casa onde há sempre alguma coisa para fazer ee aderi ao Instagram que acho muito inspirador. É uma espécie de revista sempre atualizada. O meu pobre bloguinho está muito abandonado. Pode ser que me aprteça reativá-lo e por isso não o encerro.
    Como sempre fiquei encantada com as tuas artes. Tudo maravilhoso, mas essa camisola do maridão é qualquer coisa!!! Parabéns, querida, estou realmente impressionada. Vamos falando, sim? Muitos beijinhos da Nina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninita, tenho muita pena do teu quase abandonado bloguito, mas percebo a decisão. O importante é que te sintas tranquila e feliz com ou sem blog.
      Já levei a 1ª dose da vacina, custou-me imenso, durante 3 dias sofri com os efeitos secundários. Temo a 2º dose que ainda não decidi se vou mesmo levar. :(
      Quanto às artes, vou-me entretendo nos bocadinhos cada vez mais curtos (sei lá porquê) do tempo livre, são a minha terapia, não posso passar sem. :) Obrigada pela carinhosa visita, é um alento para continuar por cá. Beijinho grande, até breve!

      Eliminar
  9. Se quiseres encontrar-me no Instagram, procura https://www.instagram.com/ninapereira4305/
    Mais beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pelos trabalho que faz!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  11. Querida Lete, já tinha dado pela tua falta mas atribui a tua ausência ao muito trabalho profissional que tens pela frente. Mas ainda bem que sobrou um tempinho para estes trabalhos maravilhosos. Todos lindos e perfeitos tal como já nos habituaste.
    Beijinhos e uma boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Montana, muito trabalho, essencialmente burocrático, cada dia vem com novas solicitações, novos compromissos para "ontem" que não deviam passar por nós (professores), mas infelizmente passam. Mesmo assim, arranjo bocadinhos para as artes que vou tirando ao tempo de descanso. Obrigada pela simpática visita, é uma alegria ter-te por aqui!

      Eliminar
  12. Adorei as bolsinhas, são mesmo a minha cara! Mas o que eu gostei mesmo muito foi da camisola do menino! Que linda! E eu que lhe conheço bem a carinha sei que essa cor lhe fica a matar. Tenho muitas saudades das vossas caras, mas ao vivo.
    Mesmo assim, estamos todos de saúde e isso é o mais importante! beijo grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desconfiava que ias gostar. :) Sim, fica-lhe mesmo bem! Agora só tem de recuperar para poder voltar a passear a bendita. Eu até já pensei fazer-lhe outra, embora ele diga que não, que não precisa.
      Obrigada pelos carinhos, souberam-me a mel. Beijinho a todos, especialmente aos meus meninos!

      Eliminar
  13. Olá minha querida Lete, tudo que vem dessas mãos vale sempre a pena. Cada peça vale ouro. São maravilhosas, todas. Os estojos são lindos e o porta agulhas também, adoro. Lembra me que também preciso de fazer para as minhas ahahah. O colete é giro, gosto das cores e a camisola do homem ficou muito gira, vale a pena ele esperar 😘 beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandrinha, obrigada, que bom ver-te por cá! É uma alegria saber que continuas a gostar das minhas pecinhas. Volta sempre que puderes!

      Eliminar
  14. Olá, querida Lete!


    Bem dizes tu: "estive caladinha, mas não paradinha" e trabalhaste que te fartaste.
    Fazes coisas lindas, desde bolsas que têm diversas aplicações, estojos para as agulhas de tricot, o pulôver para a tua filha que está um must. É Primavera e o verde fica sempre bem.
    A camisola do teu marido está linda (eu adro o azul) e fica-lhe muito bem no corpo. Ainda bem que lhe fizeste a vontade.

    Lamento que a vacina te tenha trazido consequências nefastas durante três dias, mas já passou. Tens de pensar que tens de apanhar a 2ª toma e que, segundo dizem, é mais maroteca. Eu ainda não levei, pke tenho algumas intolerâncias alimentares e estão a estudar o assunto. Eu só não digo não, não quero, pke o meu médico de família diz-me que é preferível levar a não levar, mas ainda não sei como proceder. No próximo mês tenho exames médicos para fazer e tenho de estar bem, portanto, estou a ver k só em junho e, provavelmente administrada num hospital.

    Adorei as tuas habilidades, como sempre.

    Beijinhos e vai-te mentalizando para a 2ª toma da vacina. Espero bem que não tenhas levado Astrazeneca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (In)felizmente foi mesmo a Astrazeneca... a 2ª dose será a 20 de junho, não faço ideia se vou tomar a mesma ou outra.
      Obrigada pelo carinho, Céu, fico muito contente por teres gostado! Espero que tudo continue a correr bem contigo. Um fim de semana saudável e descansado!

      Eliminar
    2. A Astrazeneca é das que causa mais reações adversas, embora todas causem. Conceber vacinas num ano é pouco fiável, mas sempre é melhor que nada.

      Queria escrever no comentário anterior que adoro o azul (comi uma letra).

      Beijinhos e bom fim de semana também para ti e família.

      Eliminar
  15. Lindas as peças querida Lete!
    Sempre feitas com carinho que a gente sente ao ver tantos detalhes e tão caprichadas.
    Lindas as nécessaires de maquiagem, os porta agulhas de crochê, os xuxus tão graciosos, o colete com pontos tão charmosos e a blusa que combinou tão bem o azul, vermelho e branco.
    Parabéns sua linda 🤗🤗

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  16. Passando apenas para desejar um feliz dia da Mãe.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  17. Olá, Lete!

    O primor e a perfeição são a tua marca registada.
    Adorei o colete! A camisola do marido é um "must have" que cai sempre bem!
    O que hei-de dizer das bolsas, dos estojos e da agenda? Super práticos e alegres!
    Os xuxus fizeram-me recuar uns anitos, para o tempo em que eu os fazia (não tão perfeitos) em variadíssimas cores. Agora é tudo monocromático, por "exigência" da minha principal cliente (branco ou preto)! Os teus estão estupendos!
    Obrigada por tão intensa partilha!

    A segunda dose vai correr melhor. Pensamento positivo.

    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderEliminar
  18. Lete, que maravilha de trabalhos, coisas muito bonitas, gostei imenso de tudo!! Feliz mês de Maio para ti, muita saúde, muitos beijinhos para ti!!

    ResponderEliminar
  19. Olá Lete, como sempre o blogger não me notifica quando tens um post novo, vá-se lá saber porquê, e é quando te sinto muito desaparecida que digo a mim própria: "o melhor é ir ver o que se passa por lá!". E lá está, post novo há que tempos e eu sem saber.....
    Mas pronto, antes tarde que nunca! isso aí está mais dinâmico que fábrica. Ela é bolsas, ela é estojos, ela é xuxus, ela é ..... enfim, imparável. Achei tudo muito mimoso mas ADOREI o colete. Primeiro porque gosto de coletes e tenho alguns e depois porque tanto a cor quanto o desenho são LINDOS! beijinho querida amiga incansável e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  20. Sim, Lete querida, tenho que me acostumar de que não posso usar mais os saltos que usava.
    Mas, ainda não acostumei com essa ideia.
    Um dia, acostumo.

    Já tomou a Vacina?
    Bjs,

    ResponderEliminar
  21. Olá, querida Lete!

    Já sei que ambas estamos de papo para o ar (risos), mas lembrei-me de passar por cá, hoje, pois já tinha saudades tuas e das tuas habilidades.
    Ainda não há post novo por aqui, mas eu espero. Eu já escrevi umas palavrinhas no meu, mas vão lá estar até quase final deste mês, portanto, tens tempo.

    Beijinhos e dias com saúde.

    ResponderEliminar