Retalhos com vida

Gosto muito, mesmo muito de aproveitar restinhos para dar vida a novas peças.
Fiz uma luva e uma pega com retalhos que combinam minimamente entre si. 




Em modo relâmpago, faço as luvas assim:
Contorno o molde da luva, duas vezes de forma simétrica, em dois bocadinhos de guata. Coso os retalhos por cima. Alfineto as duas partes e contorno novamente a luva para saber onde vou passar a costura. 
Não fotografei, mas por baixo dessa "sandwich" junto dois tecidos para o forro. De seguida coso pela linha, não esqueço de colocar a presilha entre os tecidos de fora, e fico com as quatro partes todas unidas (duas de fora e duas de dentro). Depois de virar para fora, pela zona do pulso, coso um viés para fazer o acabamento.
Falta-me dizer que foi daqui que copiei o modelo. Oferecem o tutorial (embora não o tenha seguido) e o molde. Que lindos que eles são! 



E em modo retalhos, fiz ainda quatro bolsinhas/lancheiras, desta vez só com uma fita que prende com um travão para fechar. Gostei da ideia! O problema é que quis voltar a comprar essas pecinhas travadoras e já não havia, mas, comprei outras, porque estas bolsinhas são muito requisitadas e eu quero estar prevenida!






43 comentários:

  1. Gosto muito destas costuras. Não me canso de ver a perfeição destes teus trabalhos.
    Imagino que já estás com os "teus meninos". Que tudo corra bem.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou sim, Montana, intranquila, num espaço pequeno e demasiado ocupado durante 10 horas (das 8:20h às 18:30), com 10 minutos de arejamento a separar a turma da manhã da da tarde. São 24 alunos de manhã, 4º ano e 24 à tarde, 2º ano, os meus. Preocupada, apreensiva e cheia de medo, mas... tenho de ir, com muita sorte, tudo correrá bem.
      Obrigada pelo carinho, fico muito contente por teres gostado!

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada, Amélia, fico feliz com a sua presença neste cantinho! :)

      Eliminar
  3. Querida Lete: mais uns lindos trabalhos que nos mostras.Adoro o modo criativo com que aproveitas os retalhos e os transformas em pequenas obras de arte.Tão bom poder fazer aquilo que nos dá prazer!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Marcinha, não há melhor terapia. :) Obrigada pela carinhosa visita, é uma grande alegria ter-te por cá!

      Eliminar
  4. Uma perfeição como sempre, Lete!
    E de resto, que corra tudo bem!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Susaninha, pelos elogios! Espero que sim, sem distanciamento físico e com pouco arejamento... estou sempre sob pressão, mas com o otimismo de quem acredita de que vai correr bem.

      Eliminar
  5. Olá Lete, os sacos sempre muito bonitos e cheios de mimo.
    Os trabalhos bonitos que fazes com os restinhos de tecido!! Adoro!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Teresa (acho que não me enganei), fico muito feliz com a tua companhia e por saber que continuas a apreciar as minhas pecinhas!

      Eliminar
  6. Olá Lete, és mestra no aproveitamento de retalhos e das tuas mãos saem trabalhos lindos e perfeitos. Da luva e pega, posso falar por experiência própria, e ficas a saber que muitas vezes uso as pegas como sous plat, só pelo prazer de as ver sobre a mesa. Levei um conjunto (pega mais luva) para a casa do Algarve, ornou na perfeição!
    Os saquinhos, não restam dúvidas, são sempre muito práticos e uteis. Esse travão dá jeito, é bem verdade, tenho um necessaire que levo para o ginásio que fecha dessa forma e é bem prático.
    Coragem para a volta às aulas, pelo que contaste acima, não é nada fácil! Beijinho grande, boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não está a ser fácil, se conseguir escapar ao "bicho" nas condições em que trabalho, será um "milagre". Sem distanciamento físico, com pouco arejamento do espaço cheio de alunos, o que posso pensar?
      Obrigada pelo carinho, fico muito contente por contar com a tua simpática companhia!

      Eliminar
  7. Lete,
    Seguindo a Márcia, do Prata da Casa, li referência a você. Vim visitar seu blog e adorei. Tudo muito lindo e cheio de capricho. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Heloísa, que visita tão simpática! Volte sempre que puder e quiser. :)

      Eliminar
  8. Olá Lete

    Lindas demais essas luvas e pegadores coordenados!
    Um encanto essas bolsinhas/lancheiras.
    Estou amando conhecer esse mundo maravilhoso da costura.
    É uma das poucas coisas que tem me proporcionado alento nessa pandemia.

    Como já disse antes que tens o dom da criatividade, acrescento que tu sabes costurar sonhos e bordar histórias lindamente com as linhas da criatividade.
    Vou tentar fazer a luva 😁😁

    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Luli, você é um carinho, suas palavras me enchem de ânimo e de alegria. Obrigada pela presença, fico muito feliz com a sua companhia!

      Eliminar
  9. Lindas as costuras, todas. Adoro as luvas, ainda chego a fazer para mim! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo de fazer, é viciante, e o resultado muito compensador. :) Obrigada, Bebel, fico muito contente por teres passado e deixado uma palavrinha!

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Obrigada, Cidália, fico muito contente por ter gostado!

      Eliminar
  11. Também gosto deste belo colorido que me faz recuar aos tempos da minha mãe que fazia sacas para o pão feitas com retalhos!!! Bj e parabéns por mais um conjunto de belos projectos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto tanto desses saquinhos antigos, cheios de história e de recordações! Obrigada pelo carinho, Gracinha, fico muito contente por ter gostado!

      Eliminar
  12. Olá, Lete!

    Também gosto de aproveitar tudo! Na área da costura as coisas não me saem assim tão perfeitinhas.
    Gostei da alegria das cores nos seus trabalhos!

    Faço votos que, apesar de todos os sobressaltos, o ano letivo corra bem!

    Beijinhos
    Liliana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Liliana, pelas simpáticas palavras. É uma alegria tê-la por cá!

      Eliminar
  13. Perfect job! I also like the color matching.
    I send my heartfelt greetings!

    ResponderEliminar
  14. Oi boa tarde. Tudo bem? Sou brasileiro, carioca e quero apresentar o meu Blogger. Novos amigos são bem vindos, não importa a distância. Gostaria de lhe convidar a seguir o meu Blogger. Sou o seguidor número 182.

    https://viagenspelobrasilerio.blogspot.com/?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Luiz, assim que puder, darei um saltinho ao seu cantinho!

      Eliminar
  15. Por aqui os retalhos ganham sempre uma nova vida e muito bonita!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  16. Tenho muito retalhos e nem tenho lembrança do que fazer com elas.
    Já usei em máscaras.
    Esses pegadores estão lindos.
    Você deve ser muito rápida na costura.
    Eu não sou.
    Bjs,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sou, Lili, demoro imenso. Só sou rápida no tricô. Na costura o que me vale é que sou concentrada e organizada, consigo preparar o material e ter tudo à mão. Não faço tudo de seguida, deixo o trabalho encaminhado para a próxima vez que me sentar na máquina. Aos poucos as coisas vão saindo. :)
      Obrigada pelo carinho, querida amiga!

      Eliminar
  17. Lete, minha linda, como estás? Oxalá, bem! Por aqui a vidinha segue serena. Vou começar a costurar inspirada nos teus modelos tão lindos. Fica bem. Um beijinho enorme da Nina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninita, eu acho que estou bem... cheia de medo, cada dia que passa é uma "batalha", no fim se verá que consegui escapar ao maldito.
      Obrigada pela carinhosa visita, fico muito feliz com os teus mimos!

      Eliminar
  18. Respostas
    1. Obrigada, Daniela, volta sempre que puderes, ficarei muito feliz com a tua visita!

      Eliminar
  19. Tudo tão lindo, fico sempre encantada com as suas costuras.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, obrigada, fico muito contente com a simpática visita!

      Eliminar
  20. Olá querida Lete! Vida é o que não falta em ti. Como eu gosto de ver este teu bom gosto,as cores e o reaproveitamento . Parece um conto de fadas! Bom Domingo por ai amiga! Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Tão bonitas estas bolsinhas, adoro minha querida. As tuas combinações de cores são sempre perfeitas. Sem falar da utilidade que têm 😘🤩

    ResponderEliminar