Máscaras PAP

Dada a necessidade do momento, achei que devia aprender a fazer máscaras. 
Depois de ver muitos vídeos (há centenas) no youtube e de ler sobre o uso de máscaras, percebi que as que nos protegem da COVID devem ser de tecido 100% algodão e devem ter uma espécie de filtro impermeável (um tal TNT - tecido não tecido). Soube ainda que o tecido interno - o que fica em contacto com a boca e com o nariz - deve ser branco ou o menos estampado possível de modo a não inspirarmos tintas, que nos podem ser prejudiciais.
Tinha muito tecido, não uso outro que não seja 100% algodão, tinha algum elástico, mas faltava-me o TNT. Feita a encomenda de TNT e de elástico de rolinho branco (esperava hoje por eles, afinal não vieram), não descansei enquanto não encontrei um passo a passo que me convencesse a experimentar. Além do bolso interno (para colocar o filtro), a minha máscara não podia ter costuras à mostra - não gosto de ver, acho que os pontos nunca ficam certinhos. 
Foi aqui que encontrei um PAP simples, rápido e bem explicado. Segui as instruções e na tarde de quarta-feira fiz as quatro máscaras que se seguem.




Ao serão experimentei uma delas, a 1ª da esquerda - costumo usar máscara no tricô, quando o fio não é 100% lã - e aleijou-me nas orelhas. Seria do tamanho e/ou do feitio do elástico? Foi quando pensei: há outra maneira de colocar o elástico e ajustá-lo à medida. Lembrei-me - tinha visto noutros tutoriais - que deveria fazer um acabamento de viés nos lados a fazer carreirinha por onde o elástico deveria passar.
Ontem, quinta-feira, foi tardada na costurice a por em prática o que tinha aprendido e idealizado para, finalmente, fazer o "meu" modelo. Este!



Seguem as fotos, num breve passo a passo, para quem quiser experimentar!

Cortei o tecido externo (das florinhas) com 20 x 19 cm.
Um tecido interno branco com 20 x 18 cm e uma tirinha desse tecido de 20 x 5 cm (podia ser 20 x 4).
Duas tirinhas de 12 x 4 cm para o viés.
Dois bocadinhos de elástico de 27 cm cada (na foto só está um, ainda não tinha cortado o outro).


Nos tecidos brancos medi meio centímetro, dobrei para dentro e passei um zigue zague para prender e evitar o desfiado das bordas.




Juntei direito com direito - do tecido externo com os tecidos internos - e cosi no sentido do comprimento (em cima e em baixo).



Abri as costuras (devia ser com o ferro, mas eu usei este apetrecho e também deu).


Virei para o lado direito (parte aberta para cima) e fiz as marcações para as pregas, a começar pela parte inferior.



Como a caneta mal se nota no tecido, deixo a foto do molde em papel. 
As setas indicam a viragem das pregas, ou seja, o 1º risco bate no 2º, o 3º bate no 4º e o 5º bate no 6º.


Prendi as pregas com alfinetes...


E fiz uma costura reta de 0,5 cm, nas duas bordas laterais.



Alfinetei as tirinhas de viés...


E cosi-as a 1 cm da borda.


Dobrei as bordinhas para dentro, para fazer o acabamento e coloquei o elástico no meio:


 Prendi com molas...


E cosi com pontinhos invisíveis. Poderia ter cosido à máquina, mas como gosto de coser à mão...


Ah, depois de medir na minha cara, juntei as pontas dos elásticos e dei 2 nozinhos que escondi por dentro do viés. 
Só faltava passar a ferrro!
Ficou mesmo como eu queria: bolso interno para colocar o TNT (quando vier), sem costuras à vista e com o elástico adequado.



Isto foi ontem!
Hoje, de manhã, fiz outra... desta vez cosi o viés à máquina e ficou assim!




Bom trabalho!

40 comentários:

  1. Chiques, muito chique.
    As minhas saíram horríveis.
    Mas uso.
    Não vi os vídeos de como fazer.
    TNT tenho aqui.
    Vou fazer mais algumas.
    O Ministro da Saúde daqui disse que fizesse de qualquer tecido que tivesse em casa mas deu as preferências.
    TNT é uma delas
    Vc é nota 10 minha Lete querida.
    Bjs,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Lili, fico muito contente por ter gostado! É muito importante estarmos prevenidos e protegidos. :)

      Eliminar
  2. Olá boa noite, muito obrigada, sempre ótimas explicações. Amanhã vou fazer. Bem haja. beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Manuela! Depois mostre, se puder. :)

      Eliminar
  3. Olá Lete,post super útil neste momento que atravessamos. Ainda não senti necessidade de máscara, confesso. Tenho muita dificuldade em usar. Luvas, sim, principalmente quando vou ao super e tenho que tocar em muitas coisas. Mas guardo o post com carinho, pois além de estar super bem explicado, o fato de não estar a usar hoje não quer dizer que amanhã não adira. Nestes tempos tudo muda de uma hora para a outra. Beijinho grande, fica bem e bem hajas pela partilha de um tutorial tão detalhado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Val, fico muito contente por teres gostado! Também ainda não usei, mas quando voltar ao super, de certeza que vou usar, embora ache incómodo. No entanto, por pouco tempo, aguenta-se e acima de tudo o que conta é a proteção de todos nós.

      Eliminar
  4. Olá Lete! Embora haja muita confusão nesta questão das máscaras, do seu uso e das que são realmente eficazes, tudo parece indicar que futuramente todos deveremos ser obrigados a usá-las e dada a escassez que há no mercado, há que improvisar! Qualquer proteção é melhor que nada! Quanto ao tutorial, está ótimo, como sempre! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susaninha, eu acho que só ainda não obrigaram porque não há para todos. Mas nós temos que nos precaver, e por isso toca a dar às agulhas. Obrigada pela carinhosa companhia, fico muito contente por teres gostado!

      Eliminar
  5. Querida Lete: até por gosto se usam estas lindas máscaras. Tinhas de dar o teu cunho artístico e ficaram lindas e são bem úteis nos tempos que correm. Obrigada pela explicação. Quase que sinto que consigo fazer.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E consegues, Marcinha, nem que seja à mão (se não tiveres máquina). Obrigada pela carinhosa visita, fico muito feliz com a tua companhia!

      Eliminar
  6. :) Andava mesmo à procura de como faze-las bem feitas! As tuas estão muito bonitas, práticas e como dão para colocar um filtro adicional, escolhi este modelo para fazer para mim. Obrigada pelo Passo a passo. Deu imenso jeito!

    Podes ver as minhas aqui: https://casulo-carlasb.blogspot.com/

    Bjks
    Carla SB

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Carlita, fico muito contente se te ajudei de alguma maneira. Já fui espreitar ao teu cantinho e adorei as tuas obras de arte!

      Eliminar
  7. Ficaram lindas, minha flor, obrigada pelo PAP!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Dorinha, fico muito contente por teres gostado!

      Eliminar
  8. Estão fantásticas, o PAP muito bem explicado. Tenho que experimentar!
    Beijjnho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais ver que não custa nada e a satisfação é muito grande! Obrigada pelo carinho, por cá estamos bem, espero que por aí, também. :)

      Eliminar
  9. Estão muito bem costuradas. E de certeza que vão ser úteis.
    Beijinhos e uma Páscoa feliz. (apesar de tudo o que nos atormenta).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Montana, fico muito contente com a tua companhia! Quando sair de casa serão mesmo necessárias, não vou arriscar ir ao super sem elas. :)

      Eliminar
  10. Olá Lete, como estou em teletrabalho e quase não saio à rua, ainda não precisei de máscaras, mas já tinha pensado que quando precisar, dificilmente vou encontrar à venda. Fazer será uma opção. As tuas estão giras!! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, Teresa, temos de nos proteger (a nós e aos outros). Uma máscara faz-se num instante. Agora ando a fazer várias para a família, todos querem! Obrigada pela carinhosa visita!

      Eliminar
  11. Gostei muito das tuas máscaras, querida Lete. Hoje fiz uma. Apenas uma (inspirada no teu modelo), mas toda cosida à mão. A minha máquina de costura foi ser afinada antes da reclusão e agora... quem não tem cão, caça com gato.
    Espero que continues bem.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fizeste muito bem, Ninita, uma agulha e linha fazem "milagres". Tens de nos mostrar. Obrigada pela carinhosa visita, fico muito contente de ver-te por cá e de saber que continuas a gostar das minhas pecinhas!

      Eliminar
  12. Olá Lete! Tantas e tão lindas. Eu vi hoje uma faixa para o cabelo de tecido com um botão de cada lado para usar como suporte do elástico da máscara. Muita gente reclama que o elástico faz mal a orelha. Eu n levo jeito mas vou tentar acho super útil neste momento! Espero que estejas bem! Cuida-te! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pati, acho que depende do elástico (do modelo e do comprimento). A azulinha das flores não me aleija. Nas que estou a fazer para oferecer vou deixar o elástico solto, depois cada um adapta ao seu rosto, é só unir com nozinhos e esconder na carreirinha do viés. Obrigada pela carinhosa visita, fico muito feliz por teres gostado!

      Eliminar
  13. Lete, adorei o teu pap.
    Também eu já tinha pesquisado na net, e encontrei algumas feitas até de rolo de cozinha para uma emergência. Também fiz uma, depois mostro.
    Beijinho e fica bem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico à espera, sabes que adoro ver estas coisas. :)
      Obrigada pela visita, é uma alegria ver-te por cá!

      Eliminar
  14. Olá, querida Lete!

    Como és talentosa! Eu gosto muito da branca, embora as outras tenham um tecido mais alegre e que se suja menos.

    Nos tempos que correm, nunca sabemos se não as teremos de usar durante uns meses, e quem as sabe fazer só fica a ganhar.

    Desejo-te uma boa Páscoa em família.

    Beijinhos e fujamos do maldito vírus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Céu, são todas coloridas, a branca que vês é a parte de dentro. :)
      Obrigada pela carinhosa visita, espero que estejas bem, com saúde e a usufruir de dias tranquilos, em casa!

      Eliminar
  15. Lete, que tempos estes! Sofro especialmente pelos meus pintainhos, na frente da batalha, mais expostos que ninguém a todas as vicissitudes.
    Por aqui, tenho dias ... Una passam ligeiros, outros são profundos buracos negros.
    O que me angustia é que antes de chegar a vacina, ninguém está a salvo.
    Tem uma boa Páscoa, em paz, com saúde e muita luz e vamos vivendo, um dia de cada vez.
    Beijinhos

    ( Não costumo, mas hoje deixei este mesmo comentário, no meu blog, respondendo ao teu)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual, Ninita, ninguém está a salvo... por isso temos de nos resguardar. Coragem para ti, para os teus e para todos nós, com um agradecimento especial aos milhares de "pintainhos" que estão na frente da batalha. Que a força e a coragem não os abandone!

      Eliminar
  16. Lete, Beijinhos e uma Páscoa feliz (dentro do possível).

    ResponderEliminar
  17. Oi, Lete!
    Foi muito bem explicado. Pretendo confeccionar. Espero que consiga (rs*)
    Feliz páscoa!!
    Beijus,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Luma, se precisar de ajuda, conte comigo. :)

      Eliminar
  18. Olá minha querida Lete!
    Gostei de passar e ver este tutorial sobre as máscaras, embora tenha máscaras cirúrgicas também já me aventurei a fazer três moldes de tecido diferente, só que na altura ainda não se falava no famoso escasso TNT, então por dentro coloquei a manta, era o que tinha em casa, ficaram muito bem e senti me confortável, depois eram lavadas e passadas a ferro e pronta para utilizar novamente.
    Vou fazer este teu modelo, porque tenho muitos pedacinhos de tnt,pois o meu grupo "agulhas Marafadas" estamos desde o início a fazer cogulas e botas de proteção para o nosso hospital, não esquecendo as toucas de tecido( podes seguir no nosso grupo, já saímos no jornal barlavento, rtp e terça feira vai sair na rádio Alvôr).
    Fica bem e que todos os teus estejam bem, beijinho muito grande.
    Uma Santa Páscoa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susaninha, obrigada pelo carinho e obrigada pelo generoso ato de costurar para quem mais precisa. Fazes muito bem! :)
      Espero que continues com saúde, tu e todos os teus. Com resiliência e coragem vamos continuar tranquilas nos nossos abrigos!

      Eliminar
  19. Ainda não usei máscara...pois só tenho ido às compras e em hora de pouca gente!!! Mas as suas estão lindas! Bj

    ResponderEliminar
  20. Obrigado minha querida pelo Pap. Acredito que será muito útil.
    Espero que esta fase passe rápido para retomar mos à normalidade.
    Muita saúde

    ResponderEliminar
  21. As máscaras de pregas, além de utéis que é o que importa, são bastante mais bonitas, mas não tenho pachorra para tanta dobra. Vi um modelo em que se cose o elástico à máquina para franzir nos lados e é muito mais rápido. Menos bonitas, de certeza, mas igualmente eficazes! Gostei de todos os padrões. E uma nota, uso como filtro uma compressa que se deita fora depois de usar e é bastante mais económica que o TNT.

    ResponderEliminar