Viés da minha vida

Na ânsia de acabar com retalhos (impossível, sei, mas sou feliz na tentativa) decidi fazer pegas. 
Quis, ao mesmo tempo, usar a técnica da junção dos retalhos ao enchimento, que em inglês quer dizer "quilt as you go" e fazer o acabamento com viés. 
Cosi o viés com canto mitrado, algo que nunca tinha experimentado por medo e... a experiência foi tão gratificante na primeira pega que repeti o processo nas cinco que lhe seguiram. 
Gosto muito de coser à mão e por isso foi uma delícia fazer os pontinhos invisíveis do viés, no avesso das "tortinhas" - como carinhosamente apelidei. O único senão foi o tempo, demorei cerca de 1 hora com cada pega, mas vendo bem e parafraseando o "outro", qual é a pressa? 
Fiz ainda duas luvas que juntei a outras duas que já tinha feito - aqui - e com elas fiz conjuntos de "pega e luva" para oferecer. Antes, certifiquei-me se as presenteadas usavam estes mimos na cozinha. Qual não foi o meu espanto ao verificar que as candidatas dispensavam estas peças... e fiquei sem perceber como é que se governam quando têm de ir ao forno, ou quando têm de tirar as tampas dos tachos, ou quando têm de pousar recipientes quentes... 
Tudo bem, há mais quem queira!
Eu uso sempre uma pega e uma luva e, já agora, perdoem-me a "cusquice", e vocês? 

O desfile: três pares de "tortinhas" pela frente e pelo avesso, a cosedura do viés, e o último par de luvas!











42 comentários:

  1. Lete, que lindas!
    Amo as cores
    Das tuas mãos só poderia sair uma beleza destas
    Bjnh querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Celu, fico muito feliz com os teus carinhos!

      Eliminar
  2. Lete, uns trabalhos muito mimosos. Adoro a forma como ligas os retalhos.
    Uso pegas, luvas nem sempre.
    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Montana, obrigada, fico muito contente por teres gostado!

      Eliminar
  3. Quem sabe... SABE!... e a Lete sempre nos maravilhando com peças lindas, aparentemente simples mas de belo efeito!!!
    Mais uma vez... o meu aplauso! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracinha, juntar pedacinhos para fazer peças com utilidade é uma verdadeira terapia. Adoro! Obrigada pelos carinhos!

      Eliminar
  4. Lindas, lindas!!! Adoro o colorido! Eu também uso ambas! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dorinha, obrigada, ainda bem que gostaste! Não percebo como é que se pode "viver" na cozinha sem...

      Eliminar
  5. Lindas peças muito coloridas é assim que eu gosto na cozinha,já agora uso ambas bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Tita, que agradável visita! Tenho tantas saudades tuas... :)
      Fico muito contente com os carinhos!

      Eliminar
  6. Olá Lete, como entndo esse desespero em se ver livre dos retalhos...sem nunca conseguir! Mas, pronto, a pouco e pouco lá vai a pilha (ou o molho) diminuindo qualquer coisinha. Não percebo como pessoas não usam esse combo pega + luva. Será que usam as modernas de silicone??!? Enfim ficaram bem giras (tenho mesmo que fazer um kit para mim, o meu material de cozinha está ridículo de tão usado...) as pegas e as luivas. Não é difícil fazer o acabamento do viés com o canto mitrado, e os pontinhos atrás, aaah para mim altamente terapêuticos! gosto mesmo de os fazer. Beijinho grande e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual, altamente terapêuticos, estes pontinhos! :)
      As meninas (foram 4) responderam que usam panos da loiça, que têm pegas e luvas nas gavetas... :(
      Obrigada pela simpática visita, é uma alegria ter-te por aqui!

      Eliminar
  7. Em primeiro lugar: essa luta contra os retalhos é inglória apesar de muito divertida e por o pessoal a trabalhar, eu que o diga, depois de uma empreitada de aventais, taleigos e mais não sei o quê, continuo com uma gaveta cheia de retalhos;
    Em segundo lugar: uso pegas de qualquer genero, tecido, borracha ou crochet e quando, de repente faltam, sai um pano de cozinha dobrado em duas ou mais vezes;
    E terceiro e muito mais importante: mesmo que não usasse pegas, se me oferecessem dessas tão lindas, passaria a usar, e certeza!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só uso pegas e luvas de pano. Antes de saber fazer comprava, agora não preciso, é um vício delicioso fazer um mimo destes!
      Obrigada pelos carinhos, João, fico muito feliz com a tua simpática companhia!

      Eliminar
  8. Vou-te contar, minha linda - não vivo sem pegas, para não me queimar e para proteger as superfícies quando manipulo tachos ou panelas quentes. Luvas, é que não. É uma questão de hábito, creio. Pegas, sempre pegas.
    As tuas estão muito lindinhas, muito coloridas, aproveitando retalhinhos. Já experimentei o canto mitrado em guardanapos e sai-me bastante bem.
    Agora que parei o trico - continua a doer-me o dedo polegar - tenho feito crochet para aproveitar restos de algodão. Fiz um pano/esfregão para lavar a louça e agora, acho que vou fazer uma bolsa de toilete. Mas sinto tanta falta do meu adorado tricot. Haja paciência. Boa noite, lindinha. Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora... sem tricô é que não... espero que recuperes depressa!
      E como é que tiras as delícias do forno sem luvas? Não queimas as mãos?
      Obrigada, querida amiga, é uma alegria ter a tua companhia. :)

      Eliminar
    2. Com pegas, amor, sempre com pegas.
      Beijinho

      Eliminar
  9. Adorei tanto as pegas como as luvas. Ficaram lindas. Apetece copiar tudo o que fazes!
    Uso pegas para as panelas e luvas para os recipientes dos assados.
    Não gosto nada de ver pegar nos tachos com os panos da loiça!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não, Teresinha, acho que não dá jeito nenhum.
      Oferecer tempo e carinho para ficar na gaveta é que não... fiquei um pouco dececionada, mas não me importei porque sei que depressa vão sair da minha gaveta para serem úteis na cozinha de alguém. :)
      Beijinho grande, tinha saudades tuas, obrigada pela visita!

      Eliminar
  10. Querida Lete: estão um encanto e perfeitas, como tudo o que fazes! Amiga: uso pegas e luvas, pois não estou para me queimar, rsrs. Nem sei como é possível viver sem elas. "Por falta de herdeiros nunca se perderam bens", lá diz a minha mãe e, de certeza, houve alguém que ficou bem feliz com estes teus mimos!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tão giro o provérbio, adoro provérbios e ditados populares. :)
      Obrigada pelo carinho, Marcinha, fico muito feliz por teres gostado e mais ainda com a tua presença neste cantinho!

      Eliminar
  11. Olá Lete,
    Um bom ano para ti.
    Adorei o teu post.
    Adoro essa técnica, é muito rápido e perfeito.
    Tenho pegas feitas dessa maneira que também ofereci e estão arrumadas em gavetas.
    Eu uso tanto, que por vezes quando ficam velhas, faço novas e aproveito as velhas para enchimento, dando lhes assim uma cara nova.
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Sãozinha, que surpresa tão feliz! Adorei ver-te por cá. :)
      Obrigada pela carinhosa visita e por teres gostado das minhas "tortinhas". Era mesmo uma pena oferecê-las para ficarem na gaveta, por isso agora antes de dar, pergunto discretamente.
      Beijinho muito grande, vê se apareces no teu blog, tenho tantas saudades tuas!

      Eliminar
  12. Adorei, tanto as pegas como as luvas estão lindas, como sempre um trabalho maravilhoso.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Maria, fico muito contente com os seus mimos. Volte sempre que puder!

      Eliminar
  13. Como sempre o trabalho ficou muito bonito! Por acaso não uso pegas, mas devia!

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de passar a usar... é uma questão de segurança. Obrigada pelo carinho, Isa!

      Eliminar
  14. Não dispenso essa "pegas" na minha cozinha.
    É o que mais uso para tirar alguma coisa do Microondas ou tirar tampas de panelas.
    Mas as luvas são indispensáveis, para mim, na cozinha.
    Como tirar coisas do forno, sem luvas? Não sei.

    Passei uma boa parte da manhã, costurando aquelas tampinhas para copos ou para vidros de qualquer coisa.
    Já tenho muitas prontas.
    Faço com retalhos.
    Beijos,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom passar tempo com os nosso retalhinhos, não é?
      Obrigada, Lili, é uma alegria ter a sua companhia!

      Eliminar
  15. Você usa viés estreito?
    Não consigo.
    Uso os viés largo.
    Bjs,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou eu que faço o viés, normalmente tem 3,5 ou 4 cm de largura. :)

      Eliminar
  16. Olá Lete! Que bonitas! Eu uso pegas, luvas nem tanto, mas acho que essas usaria! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susaninha, é uma questão de conforto e de segurança, não sei como é que as pessoas conseguem ir ao forno sem queimar a parte de cima das mãos...
      Obrigada, fico muito feliz com a visita!

      Eliminar
  17. Que talento, gosto e paciência, querida Lete!
    As pegas multicolores e as luvas estão tão lindas.
    Eu uso pegas na cozinha e qdo faço comidas no forno, o que é mto raro, uso pegas.

    Espero que a tua vida escolar esteja a correr bem, embora o frio seja tão ingrato de manhã, mas os dias já estão um bocadinho maiores, felizmente.

    Há novo post. Qdo quiseres, aparece! Obrigada!

    Beijos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A via escolar é desgastante, mas com a "terapia" das lãs e das linhas vai-se aguentando. :)
      Obrigada, Céu, sinto-me muito lisonjeada com as tuas atenções!

      Eliminar
  18. Mais uma vez, uma obra de arte! Artigos do dia a dia com tanta beleza. Parabéns!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Carolina, fico muito feliz com os seus carinhos!

      Eliminar
  19. Precioso tu Arte, felicidades, me ha encantado y me quedo por aquí.

    Un besito y mi gratitud por tu buen hacer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marina, seja bem-vinda! Estou muito feliz por ter gostado. Volte sempre que puder! :)

      Eliminar
  20. Obrigada, fico muito contente por ter gostado!

    ResponderEliminar
  21. Adoro, adoro Lete 😄
    Também não dispenso esses utensílios na cozinha. São coisas que fazem parte sempre que cozinho. Essas tuas estão lindas, muito bonitas. Essa combinação de cores fascina me sempre. Gosto muito.
    E que trabalheira que tiveste ao cozer isso tudo à mão, és um espetáculo 😘
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  22. Luvas, raramente uso, mas pegas, sou uma gastadora. Estrago-as num instante, de tanto uso.
    Essas são muito lindas, até é uma pena usarem-se.

    Beijinhos e continuação de bom dia de Carnaval:))

    ResponderEliminar