Taleigo ou merendeira?

Aproveitando retalhos de tecidos temáticos, "brinquei" com as combinações até conseguir costurar uma peça, cujo padrão me parecesse harmonioso. Fiz um taleiguito que remete para o tema das costuras, já que a sua única função é guardar as fitas compradas a metro. 





Meses antes, tinha feito e oferecido um taleigo a um menino, com o intuito de ser uma merendeira. O menino não mais a largou! Sabemos que não é fácil agradar aos meninos, no que toca a "trapos", mas neste caso, eu sabia que o cachopo era sensível a este tipo de arte. :)




E, finalmente, depois de bordar um divertido trio de pintaínhos, foi uma ternura costurar a bolsinha que leva a minha merenda!

Eu uso merendeira, e vocês? :)




Bordado: Chick party - Lizzie Kate

43 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, Maria, fico muito contente com a simpática visita! :)

      Eliminar
  2. Lete querida
    És o máximo
    Está lindo
    Bjnh e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Celu, obrigada pelos carinhos, gosto muito de ver-te por cá!

      Eliminar
  3. Lindíssimos, amo suas combinações de retalhinhos e bordados!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dorinha, obrigada pelo mimo de sempre. Fico muito feliz com a tua visita! :)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Ninita, obrigada, fico muito contente por teres gostado, querida amiga!

      Eliminar
  5. Olá Arlete, parabéns, os saquinhos estão uma fofuzura, adorei o bordado com os pintainhos, eu também levo a merenda e.... um saquinho assim torna a merenda muito mais saborosa! Parabéns querida amiga. Um beijinho,
    .

    ,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, um saquinho de paninho, agrada sempre, nem que seja pelo toque (detesto andar com plásticos). :)
      Obrigada pela visita tão simpática, é uma alegria vê-la por cá!

      Eliminar
  6. Querida Lete, sempre tão perfeita nos teus trabalhos.
    Achei lindos os teus taleigos, mas o dos pintainhos está um encanto!
    O ano passado fiz botas de lã para os meus netos. Este ano acho que vou fazer taleigos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acho que fazes muito bem, Teresinha, os meninos vão adorar o seu taleiguinho :)
      Obrigada pela simpática visita, fico muito contente com os teus mimos!

      Eliminar
  7. Uma beleza estes teus taleigos.
    Se tivesse de escolher teria muita dificuldade.
    Um bom domingo.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Respostas
    1. Obrigada, Susaninha, fico muito contente por teres gostado! :)

      Eliminar
  9. Tão fofinho Lete! Eu faria de merendeira. Levaria meu lanche para o trabalho! Tenha um doce Domingo querida amiga! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como preciso dos dois, uso o taleigo e a merendeira. :)
      Obrigada, Pati, fico muito feliz com os teus carinhos!

      Eliminar
  10. Adorei todos, fiquei com dificuldade em escolher um preferido. Beijo

    ResponderEliminar
  11. Respostas
    1. Lili, taleigo é um saco retangular feito de retalhos de tecidos que fecha com fitas ou cordões na parte superior.
      Antigamente servia para guardar cereais, leguminosas, pão, dinheiro... e podia servir de merendeira (levar a merenda). Estes taleigos eram costurados com restos de lençóis e de camisas de homem, quando já estavam rotos. :)

      Eliminar
  12. Adoro e já me inspirei nos teus talegos, foram 6 de seguida... Ufa ufa, nunca pensei fazer tanto trabalho em série, foi um dia isolado de inspiração 😂.
    A minha vista ficou pelo talego dos pintainhos, uma bela sugestão para a merenda, mas é como digo "casa de ferreiro espeto de pau". Quem sabe para o próximo ano trabalhe mais para mim 😁
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhh, quero ver... estou super curiosa. :)
      Obrigada, querida amiga, fico muito feliz com a visita tão simpática!

      Eliminar
  13. Uma peça que adoro.
    Admiro a tua criatividade e bom gosto.
    Gosto de todos, embora o meu preferido seja o que tem o bordado a ponto de cruz.

    Até as molas personalizadas estão lindas!

    Mais uma vez os meus parabéns!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o do bordado é também o meu preferido. :)
      Obrigada, querida Lisa, fico tão contente por teres gostado!

      Eliminar
  14. Querida Lete: ficaram tão lindos, como tudo o que fazes. O dos pintainhos então, está um amor!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcinha, obrigada, que bom é receber os teus mimos!

      Eliminar
  15. Este tipo de trabalho faz lembrar a costura das minhas avós ... retalhos que dão cor e charme à simplicidade das peças!!!
    Perfeito teu projeto! Bj Lete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Gracinha, fico muito contente por teres gostado (e recordado outros tempos)! :)

      Eliminar
  16. Olá minha querida, que taleiguinhos mais adoráveis! Sabes que admiro muito os teus trabalhos em todas as áreas que te dedicas. Mas a costura como não é o meu forte fico sempre sem palavras para descrever o quanto me agradam os teus "retalhos" depois te trabalhados. Beijinhos minha querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosarinho, viva! Fico muito contente por teres gostado. Volta sempre que puderes, é uma alegria ver-te por aqui! :)

      Eliminar
  17. Adoro, adoro Lete :)
    Uns taleigos tão bonitos, eu também uso :)
    É este género que quero fazer o meu saco ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E fazes muito bem, Sandrinha, são simples e são sempre úteis!
      Obrigada pela visita e pelo carinho, é uma alegria ter-te por cá! :)

      Eliminar
  18. Adorei a do menino! Super gira mesmo! Parabéns!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Retalhos sempre nos levam a criações surpreendentes! É lindo olhar para aquela variedade de cores e tamanhos e poder criar com elas!
    Ficou lindo!
    Bjs e ótima semana!
    http://dedeartes-denise.blogspot.com

    ResponderEliminar