Sem pio...

Antes de mais, aproveito a oportunidade para agradecer todas as palavras carinhosas que aqui me têm deixado. Realço o carinho e o apreço que tenho por cada uma de vós que gasta um pouco do seu precioso tempo para me dar um recado embrulhado num grande sorriso. Bem hajam, suas lindas! :)

Hoje, quero partilhar uma má experiência que pode ajudar alguém a não cair no mesmo erro... e, se tiverem a paciência de me acompanhar, o final pode ser compensador. :)

Com o bordado que se segue, peep, em português, pio, tinha pensado fazer uma toalha pequena, para a mesa da cozinha. 



E fiz! Iniciei a toalha no primeiro dia do mês, aproveitando o feriado. Costurei pedaços de tecido amarelo, xadrez, pintas e uma grega azul. Para o forro usei um tecido fino com rosas, muito antigo, que me tinham oferecido.


Aquando da costura dos tecidos amarelos, reparei que ficaram um pouco enfolados, mas supus que o ferro resolveria o problema. 
Depois da peça feita, virada e passada a ferro,  o que é que eu vi?


Franzidos, pregas, tufos... na junção do tecido xadrez com a composição do bordado. Oh, que desgraça, que grande azar... o que é que aconteceu?  ;(
Fiquei e ainda estou sem perceber como é que fiz tamanho disparate, mas depois de refletir um pouco, surgiram-me algumas desconfianças:
  • Tecidos de diferentes texturas - quadrilé de algodão grosso, tecido amarelo de algodão fino, tecido axadrezado de algodão grosso - repuxaram as costuras entre si; 
  • O problema anterior, pode ter sido agravado com a costura da grega. Descosi a grega, mas a situação manteve-se;
  • A temperatura do ferro. Podia estar demasiado alta ou ter passado incisivamente na zona da costura, contribuindo ainda mais para o repuxado do tecido xadrez, e, ao mesmo tempo, para o enfolado do tecido amarelo.
Ainda a coloquei na mesa a ver se passava ou se disfarçava, mas... os erros estavam bem à vista e eu não podia corroborar com tamanho desaire. Perdi o pio... amuei... :(
E cismei... tantas horas para deitar ao lixo! Como eu abomino perder tempo! :(



Dobrei-a e deixei-a bem à vista para pensar no fim que poderia dar-lhe. Se a escondesse, corria o risco de me esquecer... e ficava com mais um mono, sem serventia, a ocupar espaço. 
Preocupava-me o bordado, que queria a todo o custo reaproveitar. Sei que não é nada de especial, nem tão pouco requintado, mas eu adoro aquele pintainho e queria reutilizá-lo numa peça de cozinha. 
Só que a vontade de desmanchar, de descoser tudo, era nula...
Mas, não fiquei descansada, não pensava noutra coisa, andei atarantada, angustiada, desanimada até ao dia (sábado ou domingo) em que me lembrei que precisava de uma sacola para os sacos de plástico!

Pronto, alegria total na capoeira, quer dizer, no "canteliê"!

Toca a descoser, toca a passar e toca dobrar os tecidos para novas investidas. 


Desde segunda que os meus fins de tarde (oh, valham-me os dias compridos!!!) têm sido passados na máquina. Aproveitei tecidos que tinha por casa e parte dos que foram usados na toalha. Ontem à noite, a peça estava assim:


E hoje, como saí mais cedo... terminei a sacola e ainda consegui tirar umas fotos, com a luz natural que se ia extinguindo, mas eu não aguentava se não vos desse a boa nova! :)




Para as alças usei uma fita de nylon que tinha guardado de um saco qualquer térmico, desses "foleiros" que, às vezes, oferecem nas promoções. :)


A parte inferior é uma sarja grossa de umas calças velhas. :)


E... voilá! Agora sim, no seu devido lugar! :)








Não ficou linda a minha sacolinha? 
Bem, não está na cozinha, mas ao lado - na marquise -  dando cor e alegrando o espaço e, o que é mais importante, pacificando o meu desassossego. 
Percebem agora porque fiquei sem pio? Era só uma analogia com o nome do bordado, eh! ;)

59 comentários:

  1. Boa noite amiga
    Que Lindo
    o meu abraço lhe desejando feliz dia das mães, coberto com muita alegria, paz, e muito Amor.
    Meu novo cantinho.
    https://www.mariaalicecerqueira.com.br
    Com carinho
    Maria Alice Cerqueira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Maria Alice, é uma alegria vê-la neste cantinho! :)

      Eliminar
  2. Lete ... seria uma pena desperdiçar o bordado que é maravilhoso!
    ...
    Tiveste trabalho mas fizeste um belo projeto bem a teu jeito e a teu gosto por isso PARABÉNS amiga linda!
    ...
    Gosto da tua criatividade e bom gosto!!!
    bj amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracinha, obrigada, que bom é saber que gostaste. :) Espero continuar a agradar aos teus olhares!

      Eliminar
  3. Lete, quase ouso dizer que há males que vêm por bem, porque gosto muito mais da sacola do que da toalha. Valeu cada pontinho (des)feito.
    Bom fim de semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também, Ninita. Nem sei como fui capaz de fazer uma toalha tão pirosa, lolol... :)
      Obrigada pelos carinhos, é tão bom ver-te por cá!

      Eliminar
  4. Tu és incrível minha querida!!
    Quem perdeu o piu agora fui eu com este antes e depois. Ficou linda a tua sacola!
    Gosto tanto desse teu hábito de não desperdiçar nada!!
    Beijinho enorme e bom fds❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Catarina, obrigada, é um carinho receber os teus mimos!

      Eliminar
  5. Fiquei sem piu minha querida,a sacola ficou maravilhosa.
    Beijinhos bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Tita, fico muito feliz com a tua presença e com os teus carinhos!

      Eliminar
  6. Lete, como soubeste aproveitar o teu lindo bordado numa sacola tão gira! Adorei a combinação dos retalhos, aliás, tarefa em que ninguém te supera!
    Por aqui perdi fôlego nas mangas dum triste casaco de tricô que eu quero, por força, levar para os Açores! Interrompi agora a 4ª manga que está quase pronta!!! Amanhã vou madrugar para unir as mangas ao corpo.
    Imagina: desmanchei duas mangas e não sei se o casaco vai ficar alguma coisa de jeito! Igualzinha a Penélope... só que eu desfazia de dia o que tricotava de noite!!!lol
    Beijinhos, querida amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresinha, espero que já tenhas casaco com mangas, é mesmo muito aborrecido desmanchar, mas se fica melhor, siga-se! :)
      Obrigada pelos mimos, fico muito feliz por gostares das minhas modestas pecinhas!

      Eliminar
  7. Querida Lete,quem ficou sem pio fui eu :)
    O saco ficou lindooooo <3
    Que ideias brilhantes as tuas!!!
    Bjnh e bom fim semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Celu, obrigada, ainda bem que gostaste tanto como eu gosto de ver-te por cá! :):)

      Eliminar
  8. Querida Lete,quem ficou sem pio fui eu :)
    O saco ficou lindooooo <3
    Que ideias brilhantes as tuas!!!
    Bjnh e bom fim semana

    ResponderEliminar
  9. Amei a sacola!
    Tinha a certeza que darias um rumo ao bordado, pois era uma pena desperdiçá-lo.

    Acho que gosto mais da sacola que da toalha1

    Ainda bem que perdeste o "pio", pois eu fiquei sem palavras perante tão bela sacola.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu, Lisa, gosto muito mais da sacola! :)
      Obrigada pela visita, sempre tão carinhosa!

      Eliminar
  10. Querida Lete: ficou tão lindo!!! Depois de ler esta tua aventura , fiquei foi sem pio de espanto pelo que és capaz de fazer. Se já antes estava lindo ( e graças à minha total ignorância na costura achei que estava maravilhoso e não lhe vi falha nenhuma), depois então ficou espantosamente lindo!! O pintainho é muito amoroso e era uma pena se ficasse esquecido. Adorei, amiga.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcinha, obrigada pelos mil carinhos que aqui me deixas. És uma doce amiga!:)

      Eliminar
  11. Bom tenho a confessar que fiquei sem pio com tanta tragédia, há trabalhos que nos fazem os cabelos brancos, o que vale é que és persistênte e perfeitinha, por isso seguiste em frente e muito bem ficou uma sacola super gira e prática.
    Beijinho grande e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, se fazem, Susaninha... o importante é não desesperar e voltar à estaca zero.
      Obrigada pela visita e pelos mimos! :)

      Eliminar
  12. Olá!!! Gabo a enorme paciência que tiveste em desmanchar o primeiro trabalho para reaproveitar o bordado, mas valeu a pena , ficou maravilhoso e a angústia ultrapassada é a melhor parte desta aventura. Muitos parabéns!!! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Bebel, que alegria ter-te por cá... :)
      Obrigada pelos carinhos, fico muito feliz por teres gostado!

      Eliminar
  13. O bordado em ponto cruz é muito bonito e ficou muito bem aproveitado na sacola. Gostei muito. Digamos que foi um trabalho doloroso mas com um final feliz. Beijinhos e bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo, Montana, um trabalho difícil que acabou bem. :)
      Obrigada pela visita e pelo mimo, fico muito contente por teres gostado!

      Eliminar
  14. Bom-dia, Lete!
    Tenho de confessar que gosto muito mais do saco:-)
    A seleção de tecidos laranja deu uma vida ao bordado que na toalha não tinha.
    Beijinho de Bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também Isilda, a toalha ficou feiosa e defeituosa, rs... :)
      Obrigada pela simpática visita, é uma alegria ver-te por cá!

      Eliminar
  15. Ena!!! Fiquei surpreendida com o resultado! Está maravilhosa, adorei de verdade!
    Ainda bem que existiu esse percalço (e a imaginação para lhe saltar por cima!) pois o pintinho só podia estar destinado para uma coisa tão, mas tão bonita! :))
    Haja habilidade, vontade e imaginação, e assim se fazem coisas deliciosas!

    P.s. Adorei a escrita e as fotografias, seguramente voltarei! :)

    Beijinhos,

    Daniela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Daniela, que visita tão gentil! :) Obrigada pelos carinhos, vou adorar a tua presença neste cantinho!

      Eliminar
  16. Que máximo minha linda :)
    Tu realmente és especial :) Deste a volta tão bem que fiquei maravilhada :)
    Esse saco ficou lindo, e esse piu piu ficou "bem servido" :D :D
    A ideia da toalha estava bonita, mas os tecidos realmente ficaram esquisitos. Mas nada como dar tempo e logo te surge uma ideia fantástica :) Parabéns :)
    Beijinhos grandes, bom domingo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a ideia da sacola me tivesse surgido antes, tinha-se escusado este trabalhão todo... enfim, já passou. :) Agora não paro de mirar a sacola a toda a hora, rs.
      Obrigada, querida amiga, ainda bem que gostaste. Também eu gosto (e muito) de receber a tua visita! :)

      Eliminar

  17. Minha visita hoje é para deixar uma singela homenagem as mães.
    Ser mãe
    É reconduzir à vida aqueles
    que nos combateram no pretérito mais que perfeito.
    E depois da rápida jornada redentora,
    resgatar à Luz Divina os filhos mais adorados,
    elevando a Deus uma prece de agradecimento,
    pela oportunidade de muito ter amado
    e de ter podido ser... MÃE!
    Com amor e carinho..
    . Parabéns a Todas Mamães! E se você for mãe, parabéns, seja feliz e abençoada sempre!
    Mãe, que a beleza das flores, a doçura do mel e o brilho das estrelas envolvam você e que você continue irradiando este amor e esta alegria que você sempre ofereceu.
    feliz dia das mães!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Para si, também, votos de um excelente dia! :)

      Eliminar
  18. Linda a sacola.
    Nunca se pode perder o Pio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem o pio, nem o tino, Ana. :)
      Obrigada pelo carinho, que alegria ver-te por cá!

      Eliminar
  19. Olá Lete, sei que é frustrante, mas estou de acordo com algumas das opiniões acima: a sacola ficou muito mais bonita que a toalha! gosto da alegria dos retalhos, o bordado como pintainho, está muito, muito giro. O importante neste procedimento todofoi teres conseguido dar a volta por cima!Estás mestra em sacolas! beijinho e boa semana.
    PS: gosto do fato da mola- tua escala nas fotos- estar agora personalizada. hahaha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mola, de vez em quando vira-se, lá se vai a personalização, eh! :)
      Obrigada, querida Val, pela presença, pelo carinho, pelas sensatas palavras, é uma alegria receber as tuas atenções!

      Eliminar
  20. Lete querida,concordo com as meninas. A sacola ficou demais de linda. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pati, obrigada doce amiga, ainda bem que gostaste! :)

      Eliminar
  21. Que mãos de ouro!

    Muitos parabéns...gostava de ser assim.

    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Sofia, fico muito feliz com a visita e com os carinhos. :)Volta sempre que puderes!

      Eliminar
  22. O saquinho ficou maravilhoso, o bordado é lindinho mesmo! A toalha não ficou de todo ruim, eu usaria, mas sei como é quando não ficamos satisfeitas. Acredito que o problema maior foi a diferença nas texturas dos tecidos. Beijos, querida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dorinha, também acredito que sim, que foram as diferentes texturas que provocaram o caos... :(
      Obrigada, querida amiga, é um carinho ter-te por cá!

      Eliminar
  23. Isso foi esperteza do pinto que queria ser saco! Ficou lindo, lindo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois foi, assim sempre pode passear, ao passo que numa toalha... :)
      Obrigada, João, é um mimo ter-te por cá, sempre bem disposta a alegrar este cantinho!

      Eliminar
  24. Muito linda, Lete.
    Eu não teria esse trabalhos de descosturar porque acho chato e demorado se o pedaço é grande.
    Mas ficou linda e um colorido muito bonito.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive de arranjar coragem, porque não queria a peça defeituosa, Lili... :)
      Obrigada pela visita e pelo carinho, fico muito feliz por ter gostado!

      Eliminar
  25. Muito bom Carla! Já fez valer todo o bordado! Pra tudo se dá um jeito! Gostei!
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, Nina! :)
      Obrigada pela visita e pelo carinho, gosto muito de ver-te por cá!

      Eliminar
  26. Deitar ao lixo? Nem pensar, o bordado é simples mas muito bonito, adoro esse pintainho!!!
    E digo também que a sacola ficou o máximo!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, não era a toalha que ia para o lixo, foram as horas que gastei para a fazer... :(
      Obrigada, Nelinha, ainda bem que gostaste, também gosto muito da tua companhia!

      Eliminar
  27. Eu é que fiquei sem pio com tanto trabalho, paciência e dedicação! A sacola ficou encantadora! Parabéns Lete! Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pousa, que bom ver-te por cá... :)
      Fico tão feliz por teres gostado! Obrigada pelo mimo. :)

      Eliminar
  28. Obrigada! Fico muito feliz com o carinho!

    ResponderEliminar