Pontos curiosos

Apesar de não gostar de revelar trabalhos em andamento - para não vos fazer perder tempo - não posso deixar passar a oportunidade de vos mostrar o projeto que trago nas agulhas. 
Com um ponto de tricô simples, vistoso e prático - não enrola, nas bordas - iniciei, esta semana, uma "xarpa" à minha mãe. Pediu-me que fosse fechadinha, quente, confortável, numa cor discreta - cinza, azul, bordeaux, preto... nem pensar! - acrescentou. :)
Estou a usar fio Miltons, Winter, cor castanha nº 404 e agulhas nº 6. Para terem uma noção da cor, a última foto é a que mais se aproxima.






Como achei o ponto lindo - dos dois lados - divertido e curioso, ótimo para mantas, cachecóis,  gorros, casacos, golas... partilho o link do waffle knit stitch que pode ser útil a mais alguém. :)

Por falar em golas, fica a última que fiz ainda no inverno. Esta, também, com um ponto simples, envolvente, despachado e curioso. :) Parece ponto inglês, mas é mais fácil e gasta menos lã: é o mistake rib!



Para o meu pai que só gosta de meias grossas e escuras, fiz mais um par ao seu gosto:



Para lhe provar que as meias finas também aquecem, resolvi recorrer a um novelo de fio fino e tricotei outro par, desta vez no modelo "bico de pato". Mostrei-lhe que as meias podem ser começadas pela biqueira, diferentes das que fazia a minha avó, sua mãe, e que ele tanto usou.
Tentei convencê-lo de que são mais lindas e mais alegres do que as escuras, mas igualmente quentes e "discretas" apesar do apontamentozinho colorido outonal.  A ver vamos se o convenci, é que não gosto nada de tricotar meias tão escuras, rs... :)




33 comentários:

  1. Na Postagem que fiz hoje, falei em você.
    A linha que uso é a que sempre usei. É forte.
    E o ponto da máquina está bom e correto.
    A única novidade é o novo local onde coloquei a máquina.
    Obrigada pela atenção, Lete.

    Bem que gostaria de acertar a fazer uma gola dessa. Será que ainda aprendo?

    ResponderEliminar
  2. Claro que aprende! É uma questão de tempo e de ter uma professora paciente.:)
    Obrigada pelos carinhos, já respondi às questões, lá no seu cantinho!

    ResponderEliminar
  3. Lindas querida Lete! E esse ponto é maravilhoso. Tens que me enviar um pouquinho de vontade para meias... Tenho três pares começado e ainda não lhes dei avanço. As meias com as riscas estão "bombasticas" Hihi! Parabéns minha amiga. Beijinhos(*.*)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosarinho, obrigada, que bom ver-te por aqui! :)
      Quanto às meias... espera que a vontade regresse, nem que seja no próximo inverno, elas não se estragam por esperarem. :) Também tenho três pares começados, mas agora com a xarpa, ficaram de lado. Sem stress!

      Eliminar
  4. És o máximo querida Lete.
    Gosto imenso
    Obrigada pela partilha
    Beijinhos e bons tricots

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Celu, querida amiga, é uma ternura ter-te por cá... eu é que agradeço os teus carinhos, bem-hajas! :)

      Eliminar
  5. Querida Lete: sempre com trabalhos tão lindos! Gosto de todos, mas fico sempre fascinada com as tuas meias. Oxalá o teu pai goste das coloridas, porque são lindíssimas!Obrigada pela partilha dos links. Estou sempre a guardar pontos diferentes e fiquei curiosa com o mistake rib.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, o meu pai disse que sim, que eram muito lindas, achou graça ao começo pela biqueira... resta esperar, para saber se realmente as calçou. :)
      Obrigada, querida Márcia, fico tão contente por teres gostado!

      Eliminar
  6. Ótimo trabalho! Tricô é perfeito!
    Eu te saúdo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daniela, doce amiga, obrigada pelo carinho. Fico muito feliz com a sua visita! :)

      Eliminar
  7. Lete seus projetos são tão encantadores!
    Os pontos são lindos!
    Adoro a gola lilás e as meias estão espetaculares!!!
    bj e parabéns pelo bom gosto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gracinha, é uma alegria ter a sua companhia e saber que aprecia as modestas peças que vou fazendo... obrigada pelos mil carinhos! :)

      Eliminar
  8. Lete seus projetos são tão encantadores!
    Os pontos são lindos!
    Adoro a gola lilás e as meias estão espetaculares!!!
    bj e parabéns pelo bom gosto

    ResponderEliminar
  9. Que pontos lindos ! Adoro aprender pontos novos. Esse que sugere Ponto Inglês é lindíssimo.
    Obrigada pelo teu comentário, minha querida.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninita, vou adorar ver uma camisola num destes pontos, despachada como és, ainda a tricotas para esta primavera! :)
      Obrigada pelos mil carinhos, é uma alegria ter a tua companhia!

      Eliminar
  10. Querida Lete! A cor é linda ,o ponto lindo e parece fácil. Está nos meus projectos aprender a costurar,crochetar e tricotar. Mas,será para o futuro. Agora infelizmente n tenho tempo. E como tu,se começo tenho que terminar. Muitos beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Linda menina, fico muito contente de saber que um dia vais aprender... podes contar com a minha ajuda! :)
      Obrigada pelas doces palavras, é uma ternura ter-te por cá!

      Eliminar
  11. Olá Lete que pontos lindíssimos... Estou à espera do meu novo rebento, por breves instantes ainda fiquei tentada a fazer uma mantinha, apesar de nascer no Verão!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo, Márcia, podes fazer de algodão! Faz-se num instante e este ponto fica lindíssimo em mantinhas de bebé. :)
      Obrigada pela visita e pelo carinho... gostava de retribuir no teu cantinho, mas não consigo comentar lá... nunca consegui. :(

      Eliminar
    2. Não me parece que vá conseguir fazer este ponto... não me parece nada fácil... Ainda estou muito básica mesmo no tricô...
      Não tenho publicado lá no cantinho... tenho de ver o que se passa.
      Obrigada pelas tuas palavras.
      Beijinhos

      Eliminar
  12. Em primeiro ligar nunca nos fazes perder tempo... os teus trabalhos são simplesmente maravilhosos e é muito bom ver a evolução dos mesmos!
    Eu também comecei uma "capinha" para a minha Mãe e estou a adorar fazer aquele modelo.
    A gola ficou também muito gira, e quanto às meias, ai as tuas meias são sempre lindíssimas.

    Beijinhos e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que ternura, Nelinha, obrigada, fico sem saber como agradecer os teus mimos... :):):) Volta sempre que puderes, é uma alegria ver-te por cá!

      Eliminar
  13. Gosto muito desse ponto.
    As meias para o pai estão muito bem. Oxalá que ele goste das coloridas pois são mesmo bonitas.
    Boa semana.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim, Montana, não sei se já as calçou, o tempo entretanto aqueceu, deve tê-las guardado para o ano... :)
      Obrigada pela visita e pelo carinho!

      Eliminar
  14. Um post transbordando ternura .
    Gostei do tom de castanho. Pareceu-me tom de café com leite.
    Quando acabares o xaile da tua mãe, fotografa-o. O ponto é magnífico.
    O pai deve ter ficado babadinho com as meias da filhinha.
    A gola é linda e com o tom da ternura...o lilás!
    Encheste-me o olhar de peças belíssimas!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh... Lisa, eu é que vejo ternura nas tuas palavras que me enchem o coração de contentamento. Obrigada querida amiga, que seria de mim sem os teus carinhos? :):):)

      Eliminar
  15. Um post transbordando ternura .
    Gostei do tom de castanho. Pareceu-me tom de café com leite.
    Quando acabares o xaile da tua mãe, fotografa-o. O ponto é magnífico.
    O pai deve ter ficado babadinho com as meias da filhinha.
    A gola é linda e com o tom da ternura...o lilás!
    Encheste-me o olhar de peças belíssimas!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Trabalhos muito giros como sempre, por aqui!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  17. Olá Lete,
    Mas que pontos curiosos e lindos :) Gostei tanto... fiquei curiosa :D
    O xaile vai ficar bonito e essa gola está linda :)
    Quanto às meias, qualquer uma delas, tão perfeitinhas :D Lindas :)
    Espero que convenças o pai, porque as coloridas são realmente mais bonitas ;)
    Continuação minha querida de coisas lindas como essas :)
    Beijinhos grandes :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, querida amiga, é uma ternura receber as tuas doces palavras! :)

      Eliminar
  18. Olá Lete, peças muito bonitas, todas elas. Continuas em força no tricot, apesar dos dias mais agradáveis que se fazem sentir. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agora parei a xarpa, porque não trouxe lã suficiente. :( Mas, as meias continuam a crescer ao serão... sabe-me tão bem!
      Obrigada, Val, a tua presença deixa-me muito feliz! :)

      Eliminar