Fronha, panô, tricô...

Eu já tinha bordado o Pai Natal e os ajudantes, mas faltavam as renas. Estas, ainda, vieram a tempo de fazer uma fronha para o Natal... mas de 2018! 
Já agora, por curiosidade, tenho outras duas quase, quase a raiar, contudo, hoje, fiquemo-nos só com esta! :)





Bordado: The elves did it - Lizzie Kate

Há anos, bordei o alfabeto que se segue para fazer uma proteção - um paninho - para a sapateira do corredor. Na altura, não tinha máquina de costura e, por isso, "inventei" um acabamento: forrei-o com entretela, dobrando os lados maiores e desfiando os lados menores. No entanto, com as lavagens, a entretela encolheu e o pano deixou de assentar como devia. Guardei-o até ganhar coragem que surgiu num fim de semana. Num par de horas de luz solar, o paninho recuperou o seu estatuto! :)






As mãos são minhas, mas as luvas não. :) Tricotei-as para os meninos da casa usarem enquanto lêem ou estão no computador. 
Para ele...




E para ela:




Por fim, mostro-vos uma gola que fiz para mim, com o que restava de um novelo que andava aqui a moer-me a moleirinha... :)
Ah, o ponto é este! Lindo, não é?




46 comentários:

  1. quando lembro o tanto de tecidos que tenho, as ideias que tenho, a máquina de costura que tenho e não consigo me sentar para costurar, dá uma raiva imensa (de mim).
    Você tem sido um estímulo para eu me programar para costurar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, Lili, fico muito feliz por se animar a costurar, vai um pouquinho de força deste lado! :)

      Eliminar
  2. Esse modelo de luvas é que sonho em comprar.
    Não tem por aqui, uma cidade extremamente quente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de aprender a fazer, embora não seja muito fácil a junção do polegar. Com muita paciência, consegue-se. :)
      Obrigada pela visita e pelo carinho!

      Eliminar
  3. Lete ... a gola seria perfeita para mim quer no esquema quer na cor!
    As luvas são lindas e o pano ficou fantástico!!!
    Quanto à bela fronha será sempre um belo presente!!!
    Eu nada tenho feito por causa das dores nas mãos ... mas tenho andado na horta!!!
    Parabéns pelos belos projetos!!!bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena que não consiga fazer o que gosta por causa das dores, mas quero acreditar que vai melhorar! :)
      Obrigada pela simpática visita, gosto muito da sua companhia!

      Eliminar
  4. Lete ... a gola seria perfeita para mim quer no esquema quer na cor!
    As luvas são lindas e o pano ficou fantástico!!!
    Quanto à bela fronha será sempre um belo presente!!!
    Eu nada tenho feito por causa das dores nas mãos ... mas tenho andado na horta!!!
    Parabéns pelos belos projetos!!!bj

    ResponderEliminar
  5. Querida Lete,a gola é giríssima, seja na cor como no feitio. As luvas super útil. E as capas das almofadas muito giras. Tuas mãos não param,que maravilha! Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Pati, é uma alegria ver-te por cá, querida amiga!

      Eliminar
  6. Querida Lete, tudo o que mostras é de me deixar encantada e a olhar sem me cansar!
    Que mãozinhas habilidosas associadas ao bom gosto e fértil imaginação.
    Vou referir as luvas (mas acho tudo lindo!), porque as acho especialmente lindas! E o dedão?! Adorei! As próximas que eu fizer vão ser como essas, (vou já guardar!)mas aviso que não atingirei a tua inegável perfeição!
    Tarde chuvosa, enfiei-me na cozinha... e fiz disparates! Vou ver se publico! lol...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh, Teresinha... claro que vão ficar perfeitas, como tudo o que fazes! O polegar é chatinho, é preciso muita paciência, no entanto consegue-se nem que seja com a ajuda de uma agulha de coser para disfarçar algum buraquito. :)
      Obrigada pelos carinhos, fico muito feliz por teres gostado!

      Eliminar
  7. Querida Lete:sempre com trabalhos maravilhosos! O paninho é lindíssimo, bem como a almofada com o motivo de renas.As luvas ficaram espetaculares e dão um jeitão para usar com o computador. A gola é linda, quer no ponto quer na cor.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcinha, querida amiga, obrigada pelos mil carinhos! Fico muito feliz por teres gostado e mais ainda com a simpática visita!

      Eliminar
  8. Lete acho o tecido das renas muito amoroso. Nada mais apropriado! Gosto de tudo, mas as luvas e a gola encantam-me.
    Beijinhos e bons tricots e costuras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agostinha, querida amiga, que bom vê-la por cá! Obrigada pelas doces palavras, é uma alegria ter a sua presença!

      Eliminar
  9. Encantei-me com todas as peças.
    O tecido com as renas é fabuloso e original!
    As luvas , belíssimas, práticas, originais e quentinhas!
    Adorei o modelo da tua gola: belíssima e original.

    Os meus sinceros parabéns.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Lisa, é uma felicidade ler as tuas lindas palavras! :)

      Eliminar
  10. Trabalhos lindos e perfeitos, e aquele paninho com renas está sensacional! Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dorinha, obrigada, fico muito feliz por teres gostado!

      Eliminar
  11. Adorei as luvas!!!
    Tenho dois pares sem dedos que uso imenso, umas foram feitas por mim, mas não sei fazer o dedo perfeito como tu.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma questão de paciência, como o polegar é estreito dá mais trabalho, mas consegue-se. :)
      Obrigada pela visita e pelo carinho!

      Eliminar
  12. Quantas artes maravilhosas, mãos de fada!
    Parabéns, todas lindas.
    Bjo
    Denise

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Denise, fico muito contente com a sua visita e com as doces palavras!

      Eliminar
  13. Hei lá amiga, grande desfile de trabalhos.
    Quem não gosta de receber miminhos das tuas mãos, essas almofadas enchem-me sempre a vista até eu dormia e sonhava melhor.
    O tecido um encanto e valorizado ainda mais com um bordado desses, magnifico.
    As luvas um encanto, há muito ando a magicar umas mas acho que ficam adiadas para o ano que vem.
    A gola até poderia ser minha, gosto da cor e do ponto.
    Nada melhor que alterarmos peças que são únicas e que gostamos que elas permaneçam junto a nós durante muito tempo, gostei dessa transformação do pano da sapateira, ficou bem melhor Parabéns. Essas mãos não param de nos surpreender.
    Beijinho apertadinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susaninha, obrigada! Desta vez resolvi juntar vários trabalhos em vez de mostrar um de cada vez... mas da próxima já posso fazer diferente, assim haja que mostrar! :)
      Fico muito feliz com a tua companhia e com os teus carinhos, linda amiga!

      Eliminar
  14. Todos os trabalhos que fazes ficam um encanto, simplesmente adoro!!!
    As luvas ficaram lindas, a almofada uma ternura, o naperon ficou muito amoroso e o tecido aplicado na parte de trás combina na perfeição, em relação à gola adoro a cor e o ponto!

    Beijokas e continuação de bons trabalhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Nelinha pelas lindas palavras. Fico muito feliz com os teus mimos e mais ainda por saber que me visitas!

      Eliminar
  15. Querida Lete, nem sei por onde começar ... gosto de tudo.

    Porém essa fronha natalícia mexeu comigo. Giiiiiira! Não só para dormir, mas para alegrar o quarto. Onde descobrirás tu esses paninhos lindos?

    A gola é um espanto. Vou espreitar o ponto.
    Continua, continua a mostrar essas coisinhas lindas.
    Beijinhos e bom serão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninita, obrigada pelas doces palavras. Fico muito feliz com os teus mimos e mais ainda por saber que me visitas e que continuas a gostar das minhas pecinhas! :)

      Eliminar
  16. Mas que coisas tão lindas Lete :)
    Gosto tanto de tudo :D :D :D
    Essa fronha está gira, tens um dom na combinação das cores :)
    Esse pano ficou muito bonito, gosto tanto desse tecido amarelo :)
    E essa luvas, giras, giras :) Adoro :D :D Tenho de aprender a fazer umas dessas :) Uma vez fiz uma em croché ;)
    E essa gola, linda, gosto muito desse ponto :)
    Gosto de tudo :D :D Tens umas mãos de fada :)
    Beijinhos grandes minha querida e continuação :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandrinha, reconheceste o fio das luvas? :):):)
      Obrigada minha linda, fico tão feliz com os teus elogios!

      Eliminar
  17. Olá Lete, estás numa atividade frenética, das tuas mãos têm saído muitos e lindos trabalhos. A Fronha está linda, tanto o bordado como o tecido de renas, que achei um mimo! Fizeste bem em desmanchar o runner e tornar a fazê-lo agora já com a tua experiência acumulada.Ganhou, e muito. No outro dia vi uma foto de uma rapariga a tricotar sentada num banco de jardim, estava frio e ela usava umas luvas desse tipo. Eu que nunca tinha bem percebido porque se usavam luvas abertas (na minha cabeça se são luvas, são para agasalhar, logo, todas fechadas!) achei que afinal, eram super úteis, pois elas aquecem mas preservam a sensibilidade dos dedos! Adoro a cor da gola, alegra instantaneamente a fisionomia da pessoa. Sobre o post que fiz dos pratos, venho te dizer que só sou acumuladora com loiças. Nas roupas, sapatos, acessórios, etc há muito que uso a política do "entra um, sai um". Nem aos saldos vou, só se precisar mesmo muito de alguma coisa, como foi este ano com as minhas roupas de ginástica. Estavam ridículas de tão velhas e usadas. Eram duas, entraram duas, e as existentes diretamente para o lixo porque já nem para pano de chão serviam! Enfim, foi só para que não penses que sou uma consumidora inveterada! nada disso! hahaha! Beijinhos, Lete, bom fim de semana com as mãos a dar, a dar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já me fizeste rir, minha "prateira" favorita! :) Claro que sim, que és uma consumidora consciente. :)
      Obrigada pelas palavras tão lindas, elas são um incentivo para continuar!

      Eliminar
  18. Como sempre, lindos e perfeitos, Lete! Os bordados, os tecidos e as luvas, que dão muito jeito para quem tem sempre as mãos frias, como eu... Tenho umas desse género mas têm os dedos todos... sem as pontas...
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Spousa, fico muito feliz por teres gostado e mais ainda por ver-te por aqui! :)

      Eliminar
  19. Lete, fico sempre encantada com os seus trabalhos, é sempre tudo tão lindo e perfeito.
    Boa semana
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Maria, que bom é receber as suas lindas palavras! :)

      Eliminar
  20. Respostas
    1. Maristela, obrigada. Fico muito feliz por teres gostado! :)

      Eliminar
  21. Olá amiga Lete, que trabalhos lindos(como sempre)!O paninho para a sapateira achei demais, pois tu idealizas tudo até ao minímo detailhe. Parabéns! A fronha está de sonhos com as renas e todo o mais até dá vontade de virar pai natal. As luvas estão maravilhosas um dia peço-te que me expliques como tricotaste o polegar. Para terminar agradeço teres deixado o vídeo do ponto para a maravilhosa gola que fizeste, para ti espero eu. Pois como te conheço, ofereces a maioria dos teus trabalhos que alegram o coração e alma de quem os recebe. Beijinhos e um abraço cheio de saudades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rosarinho, olá! Que bom ver-te por aqui! Fico muito contente com os teus mimos e com a tua companhia. Volta sempre que puderes, é uma alegria saber que aprecias as minhas pecinhas, obrigada!

      Eliminar
  22. Gostei das luvas, gostei da gola, gostei de tudo. O paninho voltou a ter vida. Realmente tu consegues transformar qualquer trapinho numa obra de arte.
    As tuas melhoras e tenta descansar tudo o que puderes.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar