A minha "xarpa"!

A Fátima do blog "Lãs com Tons" ofereceu-me (ainda no inverno) duas lindas meadas - carmesim e azul - tingidas com ingredientes naturais. Guardei-as à espera de oportunidade... 
A sua echarpe outline - aqui - serviu de inspiração para me aventurar em algo do género e por isso pensei tricotar uma xarpa (como diz a minha mãe e as amigas da aldeia) recorrendo às benditas meadas. Mas eram insuficientes. Perguntei-lhe se não tinha outros fios - matizados, de preferência - que completassem a paleta. Para minha surpresa, resolveu tingir duas meadas para que eu pudesse escolher - aqui. 
Indecisa e encantada com os tons, acabei por encomendar-lhe as duas meadas e um novelo amarelo, entre outros que tinha à disposição.

No dia 15 do corrente, iniciei a minha xarpa, cujo tutorial é gratuito e está disponível online.
Juntei-lhe um pouco de branco e de cinza escuro (fio das meias), para evitar alongar demasiado as tiras azuis e carmesins, porque me parece que este projeto enriquece com fios matizados. 
Estou a arriscar na alternância de cores e na irregularidade do padrão inicialmente escolhido, porque se torna menos monótono e porque me agrada o fator surpresa. Pessoa dada a regularidades e a simetrias, vejo-me a desafiar-me a mim própria na contrariedade desta "mania"!
Refiro que tenho nas agulhas circularas de 3.5 mm, 157 malhas. Cada carreira (ida e volta) demora cerca de 8 minutos, muito bem aproveitados nos serões e nalgumas madrugadas (ai o vício!).
Nota-se que estou encantada? :)
Apesar de ser um trabalho longo e moroso, é muito gratificante, num ponto lindo e fácil de decorar. 

Ficam breves registos da evolução. A última foto é de hoje, tirada ao fim da tarde. :)





30 comentários:

  1. Ai que linda, muito mais do que parecia inicialmente. Um trabalho destes vai-nos apaixonando a cada ponto e vamos descobrindo a conjugação à medida que avançamos. Estou orgulhosa de ti, do teu vício, do teu bom gosto, da tua paciência e da tua perfeição, todos os ingredientes necessários a realizar uma peça como esta, com tanta paixão. Adorei. Beijo grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Bebel, que bom ver-te por aqui! Obrigada pela simpática visita e pelas doces palavras. Fico muito feliz com os teus mimos. Volta sempre que puderes!

      Eliminar
  2. Eu já sabia Lete. Só podia ser tão linda! Aliás tudo o que sai das suas mãos é arte. Beijinhos é continue a deslumbrar-nos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agostinha, obrigada! Ainda bem que gostou, fico tão contente! :)

      Eliminar
  3. Querida Lete: está a ficar tão linda e adoro o modo como estás a usar as cores. Uma verdadeira obra de arte ! ( Adorei a " xarpa",rsrs)
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcinha, obrigada! Sinto-me muito lisonjeada com os teus carinhos, é uma alegria ver-te por aqui!

      Eliminar
  4. Mas que giro Lete :)
    E cresceu tão rápido :D :D
    De madrugada? Isso é mesmo vício ;D :D Às vezes quando não consigo dormir, também tenho vontade ;)
    Não tarda nada, está pronta, e vai ficar muito bonita :)
    Boa continuação e beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De madrugada, quando me levanto às 6:30 para fazer umas voltinhas antes de me arranjar, rs... :)
      Obrigada, Sandrinha, fico muito feliz com o teu mimo e com a tua companhia!

      Eliminar
  5. Uma peça nova...uma relíquia!
    Que junção fantástica de cores. Vai combinar com tudo.
    Só mesmo da tua criatividade sairia peça tão bela e valiosa.
    Não há palavras para descrever o meu encanto.

    Quando a acabares ,mostra-a.

    Parabéns e beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho que sim, que vai combinar com tudo, pelo menos com peças básicas sem grandes coloridos ou floreados. :)
      Fico muito contente por teres gostado, Lisa, obrigada pela presença e pelas carinhosas palavras!

      Eliminar
  6. Lete, que linda que está a ficar a tua "Xarpa"! Adoro o padrão que estás a criar jogando com os tons em alternância repetindo os mesclados e alternando a ordem dos lisos. O modelo é viciante de tricotar talvez por causa das riscas, queremos tricotar só mais uma, só mais uma rsrsrsrsr. Estou em pulgas para ver a obra de arte terminada! Depois mostra-nos imagens com a xarpa vestida please!!!Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como dizes, Fátima, de risca em risca se vai fazendo e nos vamos "viciando", rs... :)
      Não tenho conseguido fazer mais nada, mas vou abrandar, preciso de costurar uns mimos.
      O mérito, também é teu, pelo bom gosto na criação dos tons, obrigada querida!
      Fico muito feliz por estares a gostar e sinto-me muito lisonjeada com os teus mimos.
      Sim, virei mostrar, quando estiver pronta e vestida a "rigor" eheh! :)))

      Eliminar
  7. Mas que gira está a xarpa!
    Presumo que o fio seja fininho para as noites de Verão!
    O esquema já cá canta - merci, chérie!
    Vou fazer uma amostra. Não sei se será xarpa ou camisola!
    Depois te conto.
    Muitos beijinhos
    Nina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é fio fininho parecido ao das meias.
      Este modelo é bom para aproveitar sobras e deve ficar bem lindo numa camisola. :)
      Obrigada, Ninita, fico muito vaidosa com os teus elogios!

      Eliminar
  8. Lete, que lindo trabalho! O modelo as cores tudo me agrada.
    Espero que passes uns fins de tarde/noite bem felizes com sabor a férias na companhia da tua xarpa
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Montana, pela simpática companhia. Fico muito contente por teres gostado!

      Eliminar
  9. nem sei que diga. se calhar falávamos em viva voz, só que não tem calhado, e eu estava precisada. não consigo ver o teu mail.
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mail está na etiqueta "ver o meu perfil completo". :)
      Temos de marcar encontro, Mia!
      Obrigada pela visita, gosto muito de ver-te por cá!

      Eliminar
  10. Claro, só podia! Não esperava outro resultado, estou a gostar das combinações das cores, como já sabes sou fã das cores mescladas.
    Gosto desse nome "xarpa".
    Depois de terminado não esqueças de fazer de modelito, fico aguardar.
    Beijinho grande e continuação de bom vício.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto no nome, por isso me apropriei, rs. Por acaso existe "charpa", mas gosto muito mais assim, xarpa! Mais simples. :)
      Obrigada, Susaninha, sinto-me muito lisonjeada com os teus mimos e muito feliz com a tua companhia!

      Eliminar
  11. Como já está enorme lete! Vai ficar pronta num instante.
    Impressionante a quantidade de cores, Se há coisa que tenho dificuldade em fazer é juntar muitas cores.
    Parabéns está a ficar linda. Mas só podia, vindo de ti.
    Beijinho enorme

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eram as cores que tinha disponíveis. A Fátima deu o maior contributo no tingimento das lãs. Assim foi mais fácil... :)
      Obrigada, Catarina, que bom ver-te por cá, fico muito contente por estares a gostar!

      Eliminar
  12. A "xarpa" está tão bonita!!Gosto, gosto muito das cores... gosto do esquema ... gosto de tudo!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Velha (Teresa?), fico muito contente por teres gostado! Quando puderes, tens de te aventurar num projeto destes... :)

      Eliminar
  13. Lete...o nome xarpa está bem curioso!
    As cores são uma combinação perfeita e o esquema é bem lindo!
    Gosto imenso do projeto que vai ser mais um sucesso onde se nota a perfeição e bom gosto!!!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Gracinha. Fico muito contente com as tuas doces palavras e com a tua visita! :)

      Eliminar
  14. A "xarpa" está muito bonita! E por momentos recuei 30 anos no tempo e parece que estou a ouvir a minha avó pedir à minha mãe para ir buscar a xarpa para cobrir a menina pois estava frio, que saudades.

    Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah, então, na tua terra também se usava dizer xarpa, que curioso!
      Fico muito feliz por te ter despertado uma doce lembrança. :)
      Obrigada pelo carinho e pela visita, Nelinha!

      Eliminar
  15. Que linda ficou. Mistura de cores.
    Aqui faz tanto calor, Lete, que raramente usamos.
    Xarpa é o mesmo que echarpe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim, Liliane. Xarpa é como a minha mãe diz e eu acho engraçado. :)

      Eliminar